Desporto, Escola, Família e Amigos
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO ARTIGOS ESPECIAIS Desporto, Escola, Família e Amigos

Desporto, Escola, Família e Amigos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 
Descobrimos no recentemente criado blog dos INICIADOS do C.F."Os Belenenses", um artigo muito interessante que os nossos leitores podem ler em baixo. Aqui, vai poder ler o testemunho de uma mãe, Helena Lozano, a falar da vida de um jovem atleta.
 
Desporto, Família, Escola e Amigos. Conceitos interligados entre si e indispensáveis para a formação e evolução de cada jovem. O que significam estas palavras, qual é a importância de cada um destes conceitos? O Planeta Basket aconselha este artigo a todos os nossos leitores, pequenos e graúdos, filhos e pais, jogadores e treinadores, pois todos temos a aprender e todos podemos reflectir sobre este assunto...
 
 
 
Desporto, Escola, Família e Amigos
 
É claro que a ordem é perfeitamente arbitrária, pois “cada cabeça…sua sentença”!
 
À palavra DESPORTO associo SAÚDE.
 
A palavra ESCOLA sugere-me CULTURA.
 
A palavra FAMÍLIA fala-me de AMOR.
 
A palavra AMIGOS significa RIQUEZA.
 
A nós pais, cabe-nos ajudar os nossos filhos a perceber melhor a importância destes 4 conceitos e a saber aplicá-los no seu dia-a-dia.
 
A meu ver, tudo nasce da FAMÍLIA, elemento vital para que todo o resto possa existir.
 
Se não vejamos: se não fosse a FAMÍLIA, bem entendido, os Pais e, muitas vezes, também os Avós, como é que os nossos jovens atletas, podiam treinar e participar nos jogos?! Pois é, são os “graúdos”, mais conhecidos por “cotas”, que estão na rectaguarda e que apoiam a equipa para que nada lhes falte.
 
É que, e talvez ainda ninguém ou muito poucos, tenham pensado nisso, mas a equipa dos Iniciados dos Belenenses 08/09, modéstia à parte, já tem uma máquina infernal de suporte humano (claque), logístico, multimédia, blogue…e, quem está por detrás de tudo isto? É, claro, a FAMÍLIA.
 
Ás vezes um pouco ruidosos, incómodos para alguns, mas as bancadas contam com a sua presença e os miúdos sabem que a “força está com eles”!
 
Todos dão o seu contributo para que os jovens jogadores se sintam seguros e confiantes e orgulhosos da equipa que representam.
 
E a ESCOLA, que peso tem no meio de tudo isto?
 
Pois, meus amigos, a ESCOLA é fundamental, diria mesmo, vital! Com certeza que, um dia mais tarde, e que, atenção, é já amanhã, ao ritmo que a vossa vida corre, não querem ser atletas “burros”!!!
 
É que vocês já viram exemplos disso, uma verdadeira tristeza, não é?!!!
 
DESPORTO e ESCOLA são, a meu ver, perfeitamente conciliáveis e necessários para a vossa formação.
 
Daí que não possa estar de acordo, mas não entendam como crítica, quando alguns Pais castigam os filhos, por terem tido más notas, proibindo-os de ir aos treinos ou aos jogos.
 
Quando há insucesso escolar, muitas das vezes atribuiu-se ao DESPORTO, toda a culpa; contudo, penso que é o DESPORTO que permite aos jovens, ter uma vida saudável, sob o ponto de vista mental e físico, arredada dos vícios e maleitas da sociedade moderna e que lhes proporciona o convívio e diálogo que, muitas das vezes, falta em casa.
 
É, portanto, no DESPORTO que temos que apostar cada vez mais e melhor!!!
 
É bom conviverem com os colegas de equipa e com o treinador; por isso, não lhes tirem esse prazer!
 
O estudo é, sem dúvida, obrigatório! É esta a vossa actual “profissão”. Há que trabalhar e atingir objectivos. Há que gerir bem o vosso tempo para poderem conciliar a ESCOLA com o DESPORTO.
 
Ora, é, também, aqui que a FAMÍLIA é muito importante. Há que ajudá-los a orientar a sua forma de estudar, a saber dar prioridades, a seleccionar conhecimentos, a saber ouvi-los, a tirar dúvidas, a censurar e a questionar os maus resultados, mas, também, premiar…quando for caso disso!
 
Então, e os AMIGOS? Onde estão?!!! Que lugar ocupam?!!!
 
Nestas idades, e ainda bem que assim acontece, todos são AMIGOS!
 
E a Amizade significa RIQUEZA.
 
Somos cada vez mais ricos quando temos cada vez mais AMIGOS de verdade! E o que é, então, um AMIGO? Pode ser muita coisa mas é, sobretudo, alguém que gosta de estar connosco nos bons e nos maus momentos, alguém que não nos deseja mal, alguém que não nos inveja, alguém que nos admira, alguém que nos apoia, alguém que nos critica quando entende necessário, alguém que partilha dos nossos sonhos e ambições, alguém que nos dá prazer…
 
Transportando tudo isto para a equipa de Iniciados 08/09, é com satisfação que vejo os nossos filhos rodeados de AMIGOS.
 
Façam o favor de ser felizes e divirtam-se!
 
Os treinos e os jogos têm sido prova disso.
 
A nós, Pais e educadores, temos a obrigação de os ajudar a preservar esse sentimento nobre que é a AMIZADE!
 
Há que dar o exemplo aos mais novos e, também, aqui, penso que nós, os “cotas” temos sabido conviver e transmitir aos nossos filhos, a força que nos une a todos, dentro e fora das 4 linhas.
 
E que assim continue!
 
Helena Lozano
 
Blog dos Iniciados do C.F."Os Belenenses"
 
Arquivo: Pagina do Futuro
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária