Basket na Rede: MundoSlam
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS Basket na Rede: MundoSlam

Basket na Rede: MundoSlam

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

altO www.mundoslam.com é uma das maiores referências online do basquetebol em Português. Este projecto, nascido em 2004 é um local de encontro e reencontro de jogadores e praticantes de outros tempos.
 
Na sua origem estiveram os Encontros de Moçambicanos, evento que tem vindo a reunir, desde há alguns anos a esta parte, gente que se conheceu, que cresceu e que viveu na antiga colónia Portuguesa.

À frente deste projecto estão Samuel Carvalho, Luís Dionísio e António Almeida, três excelentes praticantes da modalidade de outros tempos e que depois de regressados de Moçambique se viriam a sagrar campeões nacionais ao serviço do Ginásio Figueirense.

Venha conhecer o MundoSlam, através de uma fabulosa entrevista concedida por Samuel Carvalho ao Planeta Basket.
 
De que forma está ligado à modalidade?
Nasci para o basquete em Moçambique, no Clube Ferroviário de L. Marques, decorria o ano de 1967. Aí, tive o privilégio de ter como treinador Mário Machado, considerado por muitos como o mais conceituado técnico em Moçambique na vertente formativa, de quem guardo bons ensinamentos, e exemplos de como se deve estar no basquetebol e na vida. Terminei a minha actividade como atleta em 1988.
 
Iniciei a actividade como treinador ainda em Moçambique, em 1972, e terminei em 1996, com alguns interregnos pelo meio, pois era complicado, em determinados anos, conciliar a vida de atleta com a de treinador.
 
Hoje sou um mero espectador, mas sempre atento à forma como se tem vindo a desenvolver a modalidade, tanto no nosso país como em Moçambique.
 
Como surgiu a brilhante ideia de criar o Mundoslam? E foi criado a pensar em quem?
A ideia foi do meu colega e amigo António Almeida (um base de eleição dos anos 70/80) que, antes do VI Encontro de Moçambicanos - Basquetebol (Antigos jogadores), tendo como base um vasto material fotográfico de anteriores convívios, resolveu criar um site a pensar nos inúmeros simpatizantes e adeptos do basquetebol e das memórias de Moçambique, a recordar no âmbito deste desporto.
 
Quais são os objectivos do Site?
O objectivo deste site é, para além de querer relembrar os "Encontros dos Antigos Atletas do Basquetebol Moçambicano" que têm vindo a acontecer na Figueira da Foz, fazer um registo da história do basquetebol, alicerçada em interacção, debate e contacto permanente, com troca de informação, divertimento, relacionamento pessoal - um espaço praticamente ilimitado e sem barreiras.
 
Este site é, de certa forma, a ponte que une Moçambique à Figueira da Foz, cidade que nos recebeu de braços abertos, no período após a descolonização e no qual o contributo dos atletas oriundos do basquete moçambicano foi decisivo para a conquista do Campeonato Nacional e Taça de Portugal pelo Ginásio Clube Figueirense – época 1976/77. Ainda hoje é recordada por muita boa gente essa célebre equipa do GCF que a todos encantava…
 
Quantas pessoas colaboram com este projecto?
Numa primeira fase deste projecto, para além dos três elementos (Samuel, Luis e Almeida) responsáveis pela organização dos “Encontros de Moçambicanos – Basquetebol”, contou com a preciosa colaboração do “Web-designer” João Nunes, o autor da construção do site e o principal responsável pela actualização do mesmo.
 
Ao fim de alguns meses, vimo-nos confrontados com a realidade: dar continuidade a este projecto. Alimentar um site com esta envergadura requer muito trabalho, tempo e dedicação. Esteve em risco a sua continuidade; para que o mesmo não chegasse ao fim, resolvi assumir a gestão do site, pois era uma pena deitar por terra todo um trabalho meritório que tinha sido realizado até aí.Havia que imprimir alguma dinâmica, para tornar o site ainda mais apelativo. Assim foram criadas algumas rubricas novas: um espaço de notícias - “Em Cima…Da Hora”; um local reservado para os participantes que fazem anos - “Aniversariantes”, e por fim um espaço dedicado a informação técnica - “Consultório Técnico”.
 
O Mundoslam conta com o apoio de uma empresa da especialidade, para colocar algumas rubricas on-line, patrocinada pela empresa Coperol – Servipesados de José da Costa.
 
Na qualidade de gestor, incentivo a participação, a motivação, o sentido crítico de antigos jogadores, técnicos, dirigentes e de todos os amantes do basquetebol, muito em particular daqueles que são oriundos da “terra da boa gente”.
 
Há contributos fora de Portugal, que faço questão de referenciar:
Alexandre Franco (Canadá) – Recordo entre outras, as reportagens que efectuou para o Mundoslam sobre o “NBA - All Star 2008” em New Orleans e que tiveram um sucesso retumbante, assim como algumas entrevistas realizadas a figuras ímpares do nosso basquetebol.
 
João de Sousa (África do Sul) – Recordo com apreço as suas reportagens/entrevistas sobre o Torneio TIMBA 2008 em Maputo (Torneio Internacional de Veteranos - Basquetebol) e que fizeram a delicia e alguma nostalgia aos praticantes de outros tempos…
 
António Azevedo (Moçambique) – Na qualidade de correspondente do MundoSlam em Maputo e um dos actuais responsáveis pela dinamização do minibasquete naquele país.
 
Todos têm um ponto em comum - viveram em Moçambique numa época em que o basquetebol era a modalidade de eleição e a que tinha maior impacto no meio desportivo provincial.
 
Quantas visitas mensais têm?
Apesar das dificuldades objectivas na dinamização do site ao longo do ano de 2008, o MundoSlam voltou a bater o recorde do número de visitantes, ultrapassando o anterior máximo obtido em 2007 por uma margem significativa - cerca de mais onze mil visitas!
 
O MundoSlam no ano de 2008 teve 63892 visitantes, conseguindo assim uma média de cerca 5300 visitas mensais! Os objectivos mais optimistas foram superados por larga margem, fazendo do www.mundoslam.com um site de preferência de muitos simpatizantes espalhados pelo mundo.
 
O que podem os internautas encontrar no seu Site?
Tentamos divulgar tudo o que esteja relacionado com o basquetebol em geral, em particular numa vertente afectiva relacionada com as gentes que vieram de Moçambique.
 
O site MundoSlam aposta num grande conteúdo visual, com muitas fotografias. Porquê?
Há um velho ditado que diz “uma imagem vale mais que mil palavras” e na sociedade actual, a realidade é mesmo essa. Tendo como base este provérbio, o nosso “web-designer” caprichou no bom gosto dos layouts que o Mundoslam apresenta. As fotografias servem para ilustrar nomes, clubes e memórias ligadas sempre ao basquete e a Moçambique.
 
Como já tínhamos um vasto material fotográfico de anteriores “Encontros Ex-Jogadores de Basquetebol de Moçambique”, foi a forma mais agradável que encontrámos para partilhar com todos os participantes e dar a conhecer o sucesso destes convívios a outros curiosos da modalidade.
 
Porque não devemos, na sua opinião, esquecer as lendas do nosso basquetebol?
Porque são elas que fazem a história da modalidade. São esses atletas que continuarão a ser um exemplo para as novas gerações; alguém que os jovens possam ter como referência.
 
Quais são os seus artigos mais lidos? Porquê (na sua opinião)?
O espaço de excelência do Mundoslam é o “Livro de Visitas”, que é utilizado pela maioria dos internautas como “Ponto de Encontro”, que espalhados pelos quatro cantos do mundo, continuam a ter o basquete e Moçambique no coração.
 
O artigo mais lido do site, não tem a ver directamente com o basquetebol, mas sim com a viagem que realizei com a minha filha a Moçambique no ano de 2005. Um regresso às origens…
 
Diário de uma viagem – Samuel Carvalho
 
Na secção das “Entrevistas” o difícil é escolher, pois todas elas são dignas de registo. Aqui ficam algumas como sugestão, de figuras bem conhecidas do meio basquetebolístico nacional:
 
Luís Magalhães – Considerado por muitos como o “papa títulos”.
 
Carlos Barroca – Considerado o melhor comentador de basquetebol da TV.
 
Na secção das “Reportagens”, também aqui é difícil a escolha, de qualquer forma aqui ficam algumas sugestões:
 
Retrospectiva do “VII Encontro de Moçambicanos”
Convívio na “Machamba do Jazão”
I Jogos da Lusofonia - Macau 2006
 
Quais são as dificuldades que encontra no seu trabalho diário?
A manifesta falta de tempo (era bom que os dias tivessem mais que as 24 horas), pois as exigências de ordem profissional são cada vez maiores, restando muito pouco tempo para me dedicar ao site, condicionando este imenso as minha horas de lazer.
 
A outra grande dificuldade é “alimentar” o mesmo, pois perco imenso tempo na busca de informação que sirva os interesses do Mundoslam. Muitas vezes tenho que apelar à criatividade, de forma a desenvolver temas que despertem o interesse dos internautas que visitam diariamente este site.
 
Quais são os pequenos momentos de prazer que o site lhe dá?
Quando estou a trabalhar no site, sinto que estou a proporcionar algo que as pessoas acolhem com grande interesse e carinho. Como é que eu sinto isso?
 
Nas inúmeras mensagens que recebo pessoalmente, através do correio electrónico ou do telemóvel daqueles que, de alguma forma, estiveram ligados a esta modalidade, em particular os que residem no estrangeiro, longe dos amigos que deixaram.
 
Acha que o espaço na NET escrito em Português está bem preenchido com sites e blogs dedicados ao basket?
O Planeta Basket veio preencher em pleno essa lacuna.
 
O Site consegue pagar as suas despesas de manutenção?
O patrocinador assume as despesas relativas à empresa que coloca on-line algumas das rubricas do site, assim como daquela que fornece o alojamento do mesmo. As restantes despesas são da minha responsabilidade.
 
Como "colega" do site Planeta Basket, o que pensa deste e em particular da Página das Lendas? O que pode e deve ser melhorado, na sua opinião?
O Planeta Bbasket passou a ser um site de referência de todos os que se interessam pelo basquetebol.
 
O Planeta Basket está muito bem elaborado, equilibrado e com grande variedade de informação. PARABÉNS!
 
Pode ser optimizado com conteúdos (vídeos) de carácter técnico, dirigida aos jovens treinadores e jogadores.
 
O www.mundoslam.com felicita os responsáveis do Planeta Basket pelo magnífico trabalho que estão a desenvolver em prol do basquetebol e deixa aqui expresso o convite para estarem presentes no VIII ENCONTRO DE ANTIGOS JOGADORES DO BASQUETE DE MOÇAMBIQUE que se realizará na Figueira da Foz, nos dias 27 e 28 de Junho do corrente ano (sujeito a confirmação).
 
Se alguém quiser entrar em contacto com o MundoSlam, pode fazê-lo através do seguinte e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
 
Kanimambo!
 
Aquele abraço de todo o MundoSlam.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária