Continuidade e Inovação
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS Continuidade e Inovação

Continuidade e Inovação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altPara 2009 o Gabinete Técnico da ABIT preparou um conjunto de actividades que asseguram a continuidade do trabalho e prepara-se para lançar novos desafios. Beach Basket e um encontro para a 3ª idade são duas apostas. Rui Fagundes, o director técnico explica tudo em discurso directo.
 
O Plano de Actividades para 2009 consiste em dar continuidade ao trabalho que foi anteriormente efectuado ou seja, tentar manter como propósito aumentar o número de atletas, treinadores, dirigentes, clubes, todos os agentes desportivos praticantes e não praticantes ligados à modalidade, envolvendo o máximo de pessoas neste maravilhoso desporto, que é o basquetebol.
 
Em termos de organização, levar a cabo todas as provas de âmbito local: Campeonatos de IIha, Taças Ilha Terceira, Torneios de Encerramento, Torneios Intercalares e todas as fases dos regionais relativos à formação que cabe à ABIT realizar. Importante é também dar continuidade ao projecto das “Escolinhas do Desporto” e tentar que este espaço seja uma ponte para a captação de novos valores, pois por vezes estes aparecem nas escolas e não nos clubes. A este respeito desejava deixar uma mensagem aos clubes, respeitante ao escalão de Minis… É aqui que tudo começa, é aqui que devemos apostar tudo. Neste sector parece-me que a aposta terá que ser maior, é onde os clubes devem colocar os seus treinadores mais capazes, pois esta é uma fase de iniciação, onde a captação e fixação destes jovens é deveras importante, onde as bases terão que ser bem administradas se quisermos ter, no futuro, atletas com qualidades aceitáveis para ingressarem nas suas equipas seniores que já militam em importantes competições nacionais.
 
Continuamos a apostar nos Encontros de Minis duas vezes por mês, onde participam clubes e escolinhas, espaço de eleição para os jovens que iniciam a modalidade. Participaremos com uma selecção no Torneio Nacional MiniBasquetebol a realizar em Julho 2009 no Faial, onde estará também um monitor. Dois atletas estarão presentes no JAMBOREE, que se realizará no próximo mês deAbril em Santa Maria.
 
Outros projectos
 
Iremos abraçar também o Projecto – Jogos das Ilhas 2012, no sector feminino, projecto que será liderado pelo Prof. Paulo Pinto, onde começaremos os trabalhos em Março 2009, com a primeira competição já em Abril, com as Festas Nacionais do Basquetebol Juvenil, em Portimão.
 
As Selecções de Iniciados Masculinos e Femininos, já estão a trabalhar, com vista aos Torneios Regionais que se realizam durante o próximo mês de Março, com a Selecção Iniciados Femininos com objectivos bem definidos, que passam pela conquista do título regional, que foge à ABIT, desde 2004.
 
Na promoção, destacamos a realização de um Encontro, de puro lazer, para pessoas de 3ª Idade, com o objectivo de alargar o conhecimento do basquetebol a todas as idades. Esta será também uma forma de dar a conhecer o trabalho da ABIT, o basquetebol local, nacional, os seus clubes e tudo o que envolve a modalidade. Também apostamos num Torneio de BeachBasket… Posso estar enganado, mas não me recordo de haver uma iniciativa destas na ilha, mas pensamos que será uma boa propaganda para a modalidade e que será inserido nas festas das Sanjoaninhas 2009.
 
Por fim estamos já a planear a realização de um Campo de Férias destinado aos atletas dos clubes nossos filiados, no escalão SUB 14 e SUB 16, com actividades lúdicas e com treinos administrados pelos treinadores do corpo técnico da ABIT.
 
Festa e Formação
 
Para além das novidades acima descritas, apostaremos, em conjunto com um clube nosso filiado, na organização da Gala do Basquetebol. Desejamos realizar também, a Festa de Inauguração da Época 09/10, com a apresentação de todas as equipas que participam nos diversos campeonatos nacionais.
 
Nas Formações Contínuas para os Treinadores, sensibilizámos os clubes para que estas sejam mais práticas do que teóricas… Passar da sala para o pavilhão é essencial. O nosso local de trabalho, como treinadores, é no campo, é lá que existem dúvidas e incertezas, principalmente para os novos treinadores que acabaram de tirar os seus cursos Nivel I, bem como para os futuros que, em Julho de 2009 sairão, curso a ser organizado pela ABIT.

 

 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária