Vincent Collet é o novo timoneiro da França
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ARTIGOS DIVERSOS Vincent Collet é o novo timoneiro da França

Vincent Collet é o novo timoneiro da França

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
A Federação Francesa de basquetebol assinou contracto por 4 anos com Vincent Collet, treinador do ASVEL Basket, entregando-lhe a liderança dos 'blues' até aos Jogos Olímpicops de Londres, em 2012. O treinador de 45 anos não esconde a sua satisfação, mas está também consciente das suas responsabilidades.
 
"Em primeiro lugar, gostaria de dizer que me sinto honrado por ter sido o escolhido para seleccionador Francês por um longo período de tempo. Contudo,  enfrentamos já este ano a nossa primeira missão: qualificar a França para o EuroBasket, facto que nos irá permitir criar condições de sucesso a longo prazo."
 
A França está juntamente com a Itália e a Finlândia no grupo B da fase de qualificação adicional e caso termine em primeiro neste grupo irá defrontar o vencedor do grupo A, Portugal, Bélgica ou Bósnia-Herzegovina, na disputa pela derradeira vaga para o europeu na Polónia.
 
Para preparar a equipa a longo prazo, Collet aponta para a participação em todos os grandes torneios internacionais "Pretendemos ver esta equipa a competir em todos os torneios internacionais de topo, a começar pelos campeonatos do mundo de 2010 na Turquia. É necessário que sejamos capazes de seguir em frente com persistência. E é esta a razão pela qual o presidente da Federação Francesa, Yvan Mainini, me demonstrou a sua confiança. A qualificação para os jogos olímpicos é um projecto muito ambicioso, mas que deverá ser atingido obrigatoriamente"
 
A federação francesa anunciou ainda que o treinador do Rouen, Michel Veyronnet e Jacky Commères, antigo seleccionador feminino, bem como ambos os seus assistentes,  Claude Bergeaud e Michel Gomez,  farão parte do staff técnico. Foi definida outra posição, a qual foi entregue a Crawford Palmer, membro da selecção francesa que em 2000, ganhou a medalha de prata nos jogos olímpicos de Sidney. Palmer estará encarregue das relações com a NBA e com outras ligas de topo, onde evoluam jogadores franceses.
 
Collet é reconhecido como um dos treinadores de topo em França. Entre 2000 e 2008, ao serviço do Le Mans, Collet venceu o prémio de treinador do ano em três ocasiões (2001, 2004 e 2006) e vai agora orientar uma equipa que nos últimos anos não tem atingido o potencial que lhe é atribuído.
 
No EuroBasket 2005 em Belgrado, sob o comando técnico de Bergeaud, a França surpreendeu os anfitriões, Sérvia e Montenegro e atingiu as meias-finais, onde desperdiçou uma larga vantagem no último minuto do encontro diante da Grécia. No jogo da medalha de bronze, a França acabou por derrotar a Espanha.
 
Nos campeonatos do mundo de 2006 no Japão, também sob o comando de Bergaud, a equipa, mesmo sem o lesionado Tony Parker, conseguiu atingir o 5º lugar.
 
No EuroBasket 2007 em Espanha, a França esteve a escassos segundos de avançar para as meias-finais, mas vários falhanços da linha de lance livre nos momentos decisivos, acabaram por determinar a derrota diante da Rússia. A França acabou por perder os dois jogos seguintes no torneio, acabando a prova no 8º lugar, posição que impediu a sua participação no torneio de qualificação para os jogos olímpicos e forçou igualmente a equipa a participar na fase de qualificação para o EuroBasket deste ano.
 
No verão passado, sob o comando de Gomez, a França terminou em segundo lugar do seu grupo de qualificação para o Euro, atrás da Turquia, falhando a qualificação directa para a Polónia.
 
Nesta fase de qualificação adicional, a França apresenta-se como uma favorita, caso Parker e outros talentosos atletas decidam alinhar pela equipa. Um destes jovens talentos poderá ser Nicolas Batum, jogador que trabalhou com Collet no Le Mans e que esta época se estreia na NBA ao serviço dos Portland Trail Blazers, onde tem vindo a realizar uma época sólida.
 
Arquivo: Pagina dos Treinadores
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária