Reguengos a população já entendeu…
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS Reguengos a população já entendeu…

Reguengos a população já entendeu…

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

altNão foi obra do acaso que o Atlético Sport Clube/Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz/Terras d’el Rei ganhou pela terceira vez consecutiva o Prémio Cremildo Pereira a nível da Associação de Basquetebol do Alentejo.

Este prémio é atribuído aos clubes que obtêm a certificação de Escolas de Minibásquete Portuguesas. Venha conhecer, através de uma entrevista ao Prof. Luís Laureano, um clube do interior do país que é um modelo de organização. Se o basquetebol tivesse um clube, por concelho, com a qualidade e capacidade de mobilização do Atlético de Reguengos de Monsaraz, a nossa modalidade rivalizaria com o dito “desporto rei” deste país. Venha conhecer o A.S.C./ B.V.R.M./Terras d’el Rei.

Qual é a importância do Minibásquete na dinâmica do Atlético?

Desde sempre considerámos que a base da pirâmide do Clube deverá ser o mais alargada possível, de forma a permitir a formação posterior dos restantes escalões.

O Minibasquete é essa base, onde os jovens surgem com os seus amigos, onde podem divertir-se através de um conjunto de jogos e actividades lúdicas. É neste espaço das suas vidas entre os 6 e os 12 anos que eles adquirem também um conjunto de hábitos para interagir no futuro, ao mesmo tempo que aprendem os rudimentos técnicos, que lhes permitem a sua entrada no Basquetebol.

Quantas equipas e escalões e quantos treinadores e jogadores movimenta o Atlético?

O A.S.C./ B.V.R.M./Terras d’el Rei tem no Minibasquete os 3 escalões - Mini 8, Mini 10 e Mini 12 (mistos), no sector masculinos temos 2 equipas de sub 14, 2 de Sub 16, 1 de Sub 20 e 1 de Seniores. No sector feminino possuímos 2 de Sub 14, 1 de Sub 16 e 1 de Sub 20. Só não temos os escalões de Sub 18 masculinos e Seniores femininos, porque não dispomos de atletas para esses escalões.
A porta da Secção nunca está fechada desde que existam interessados. Movimentamos, neste momento, 99 atletas masculinos e 66 femininos. Para estes atletas dispomos de 1 treinador de nível III, 2 de nível II, 3 de nível I e 4 sem formação a aguardarem a abertura de um Curso de Treinadores.

Depois de várias experiências o que levou o Atlético a fidelizar-se na realização do excelente Convívio de Minibásquete Cidade Reguengos de Monsaraz que já vai na sua 4ª edição?

Ao longo dos anos o Clube realizou anualmente um torneio que mudava ou não de escalão em função da equipa mais promissora ou representativa. Há quatro anos decidimos inverter a situação, resultante do facto de em temporadas anteriores termos escalões de formação deficientes, por vezes sem atletas para Iniciados, em função da falta do Mini e “apostar” num escalão que nos diz muito, até em função da minha experiência pessoal, enquanto técnico ao serviço da federação e da participação internacional a esse nível.

Quantas equipas têm o Atlético em provas nacionais?

Participamos habitualmente em provas nacionais, mas pela primeira vez na nossa história temos cinco equipas em provas nacionais, 2 em masculinos e 3 em femininos.Isto resulta também da nossa mudança de “política desportiva”, isto é, há uns anos atrás, ainda no sorteio das provas regionais, sempre que sentíamos que alguma ou algumas das nossas equipas, potencialmente candidatas ao apuramento, não tinham qualidade para essa participação, avisávamos a Associação de que não participaríamos, de forma a não inviabilizarmos a participação regional. Actualmente sempre que conseguirmos apuramento participamos, por forma a permitir o nosso contacto com outras realidades.

Movimentar tantas equipas, ter tantos treinadores, ter de realizar tantos quilómetros, fruto da interioridade, tem custos muito elevados, quais são as fontes de financiamento do Atlético?

Temos efectivamente para a nossa realidade demográfica, muitas atletas e equipas. Não temos tantos treinadores quanto desejaríamos, nem com a experiência e habilitação que gostaríamos, mas para isso trabalhamos regularmente com os que possuímos.

Os custos resultantes da actividade da Secção e nomeadamente da quilometragem que fazemos para a realização quer dos jogos regionais, na maior Associação do País em área geográfica, quer nas provas nacionais são imensos e só são possíveis mediante o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz, da CARMIM (Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz), da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz e do Comércio local.

Há quanto tempo existe a secção de basquetebol do Atlético e quais são os momentos mais marcantes da história do clube, mais antigos e recentes?

A Secção foi fundada em 29 de Outubro de 1975.

Os momentos marcantes tem sido felizmente muitos dos quais cito, por exemplo:

    * 1997/98 – Taça Nacional Juniores A Masculinos – 4º Classificado (Final Nacional);

    * 2006/07 – Torneio Nacional Iniciados Masculinos – 5º Classificado (Final Nacional);

    * 2007/08 – Taça Nacional Cadetes Masculinos - Jogámos com a Sanjoanense  o apuramento da 4ª equipa para a Final Nacional (a Sanjoanense venceu a Taça);

   * Participação atletas nossos nos Jamboree’s Internacionais 1987/88 – Espanha, 1988/89 - Inglaterra e 1992/93 – Portugal;

   * Participação atletas e treinadores nossos em inúmeros Jamboree’s Nacionais;

   * Participação de inúmeros atletas e treinadores em Selecções Regionais;

   * Participação de atletas em Selecções e Estágios Nacionais e Internacionais;

   * Comemoração dos 25 anos da Secção...

Qual a importância da divulgação do vosso trabalho num site como o Planeta Basket?

Durante anos não divulgávamos o trabalho que o A.S.C./ B.V.R.M./Terras d’el Rei fazia, limitávamo-nos a fazer.

Hoje achamos que a divulgação é fundamental e, por isso, se ela acontece num local tão visitado como o Planeta Basket só poderá ser benéfico, fundamentalmente para a divulgação do nome do Clube, dos seus atletas e dos seus patrocinadores.

Para terminar que pergunta gostaria que vos fizessem e que resposta dariam?

Estão os Reguenguenses conscientes da importância do trabalho desenvolvido pelo A.S.C./ B.V.R.M./Terras d’el Rei?

Pensamos que grande parte da população já entendeu que o Basquetebol no Clube funciona como uma Escola, onde existe disciplina, “programas” a cumprir, objectivos a atingir, responsabilidades” profissionais” numa Secção amadora, que se dedica a proporcionar prazer, bem estar físico e psíquico, ocupação dos tempos livres às crianças e jovens de Reguengos de Monsaraz.

O Clube agradece a oportunidade que nos foi facultada de darmos a conhecer um pouco do Clube.

 

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária