Previsão - Festa do Basquetebol Juvenil 2009
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO ARTIGOS DIVERSOS Previsão - Festa do Basquetebol Juvenil 2009

Previsão - Festa do Basquetebol Juvenil 2009

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Se a Festa do Basquetebol Juvenil é essencialmente feita de camaragem, diversão e convivío não nos podemos esquecer de uma das componentes mais importantes e mais apetecíveis do evento: a competição.

DIVISÃO I – MASCULINO
 
Numa fase do ano onde se joga a mais entusiasmante competição de basquetebol jovem do mundo – os Campeonatos da NCAA -  deixei-me contagiar um pouco pela loucura de Março e fiz as minhas previsões para as competições masculinas da Divisão I de Sub-14 e Sub-16 em forma de “bracket” (é pelo menos uma forma de tentar ter mais sucesso que o Barack Obama neste campo!!).

Ambos os torneios se disputam sob o mesmo formato. A saber:
 
Três grupos de 3 selecções alinhadas segundo a classificação do ano passado numa pré-definição divulgada na conferência de calendário: Grupo A, Grupo B e Grupo C.
 
Seguem em frente e com hipótese de poder discutir o título as duas primeiras de cada grupo. Na 2ª fase são constituídos mais dois grupos de três com uma equipa de cada agrupamento da fase anterior, Grupo G (1º Grupo A, 2º Grupo B e 2º Grupo C) e Grupo H (1º Grupo B, 1º Grupo C e 2º Grupo A).
 
Daqui seguem para as meias-finais os  2 primeiros de cada série da 2ª fase, que cruzam entre si (1º Grupo G x 2º Grupo H e 2º Grupo G x 1º Grupo H) que disputarão assim o acesso à final e por consequência o título de Campeões de Portugal em Selecções Regionais.
 
As previsões abaixo apresentadas são fruto de uma opinião pessoal e sujeita a erros pois apesar de conhecer a grande parte dos jogadores ainda não tive oportunidade de ver todas as selecções em acção, não tendo por isso todos os dados de dinâmica de equipa, soluções tácticas, etc...
 
De qualquer maneira, aqui ficam as minhas escolhas para a Festa do Basquetebol Juvenil 2009:

SUB-16 (clicar para ver a chave de previsão)
 
1ª FASE
 
O grupo A será dominado por Lisboa que vai defender o título da época passada e que deverá fazer-se acompanhar da selecção da casa, Algarve, pois é uma selecção com bons valores como Miguel Viana (Portimonense) e Pedro Palma (Olhanense).
 
O grupo B com vitória fácil da forte selecção do Porto que terá a companhia de Coimbra para a 2ª fase.
 
No grupo C o duelo será entre Aveiro e Setúbal pelo primeiro lugar. Aveiro com uma selecção muito homogénea apesar de não contar com Mansour Anne (Ovarense) deverá superiorizar-se a uma selecção setubalense que vai contar com 10 jogadores do FC Barreirense e que deverá ter alguns problemas na rotação e profundidade da equipa.
 
2ª FASE
 
Grupo G extremamente disputado mas na qual Setúbal deverá levar a melhor sobre Lisboa pelo primeiro posto pois não vislumbro qualquer jogador para “parar” defensivamente Júnior Destino (FC Barreirense). Penso que Coimbra apesar de poder complicar a vida a conjuntos mais fortes, não terá grandes hipóteses frente a estas duas equipas.
 
No grupo H, Porto e Aveiro irão disputar o primeiro posto e não deverão ter problemas em “despachar” o conjunto algarvio para lutar por posições mais baixas. Dou alguma superioridade ao seleccionado portuense pois tem um grupo de jogadores talvez mais completo que os aveirenses.
 
MEIAS FINAIS
 
Na primeira meia final, Lisboa não deverá conseguir ter grande oportunidade de vitória pois esta selecção do Porto é realmente bastante completa.
 
O outro jogo será bem mais equilibrado e com vencedor incerto. Apesar de ter um conjunto que se conhece melhor como equipa e com processos mais trabalhados, Setúbal deverá ter dificuldades ao nível físico pois irá jogar numa série mais forte na 2ª fase do que o conjunto aveirense e conta com menos profundidade e equilíbrio nos seus 12 jogadores...e quando se chega ao 5º jogo em 3 dias a parte física é extremamente importante.
 
FINAL
 
Atríbuo vitória ao Porto pois considero que tem um conjunto mais completo em todas as posições do campo e contam com jogadores mais desequilibradores em posições importantes, por exemplo: Hugo Sotta (Leça) e Miguel Soares (FC Porto).
 
Apesar de tudo...é conhecido o espírito competitivo das selecções aveirenses. Será um bom jogo para seguir em directo ás 10h na SPORTTV, já que o jogo será televisionado!!!

SUB-14 (clicar para ver a chave de previsão)
 
1ª FASE
 
O grupo A relativamente ao apuramento não deverá ter grande história. A A.B. Algarve não terá hipótese frente a uma forte selecção de Lisboa e a campeão em título, Aveiro.
 
O grupo B terá um confronto curioso entre Setúbal e Coimbra que apresenta este ano um conjunto forte e com base em jogadores do Ginásio Figueirense. Creio que os setubalenses deverão levar a melhor neste confronto. Quanto a Viana do Castelo...pouco deverá conseguir fazer nesta série.
 
No grupo C o Porto irá dominar por completo sem qualquer problema. A dúvida está em quem conseguirá o 2º posto, já que o seleccionado açoreano é uma grande incógnita. Um pouco guiado pelo o que aconteceu na época transacta e apesar de mais frágeis, escolho a selecção de Santarém para a outra vaga existente.
 
2ª FASE
 
Grupo G decidido entre Lisboa e Coimbra que irão disputar o 1º lugar deste grupo, deixando Santarém de fora. Algum ascendente lisboeta que apresentam uma formação bem interessante este ano.
 
No grupo H, é uma luta titãnica pelos 2 lugares que dão acesso à meia final. Com uma 1ª fase bastante acessível, aposto no Porto para vencer esta série que deverá estar bem mais fresco que os seus adversários. A outra vaga deverá ser ocupada por Setúbal que este ano aparece bem mais forte que na época passada e quer assim vingar a final perdida do ano passado frente a...Aveiro!
 
MEIAS FINAIS
 
Julgo que Setúbal ganhará a Lisboa na 1ª meia final embora com algum equilíbrio. Com as notórias dificuldades que as equipas de Lisboa têm tido no confronto com as equipas de Setúbal no campeonato nacional principalmente quando jogam frente ao Seixal FC (principalmente fornecedor de jogadores do seleccionado setubalense), dou por isso o meu favoritismo a Setúbal neste confronto.
 
Na outra meia final, os portuenses estão ainda um pouco à frente desta boa selecção da região centro do País. Têm mais soluções que o adversário, que nesta fase é decisivo tal é o volume de jogos das equipas.
 
FINAL
 
Jogo entre Porto e Setúbal que deverá ser um jogaço!!
 
Dei o favoritismo aos portuenses na 2ª fase da prova pois é conhecida a dificuldade que as formações setubalenses têm ao jogar contra equipas rápidas e pressionantes como é normalmente a selecção nortenha.
 
No entanto e conhecendo bem a formação do Sul, esse primeiro confronto será de aprendizagem e irão apresentar-se em melhores condições nesta final.
 
O factor decisivo passará pela luta das tabelas, onde Setúbal aparece muito forte este ano e pela boa capacidade atlética e defensiva que os setubalenses, auto-denominados como “linces”, apresentam nos seus principais jogadores.
 
Apesar da A.B. Porto ter o caminho algo facilitado para chegar à final e poder exercer grande rotatividade no seu conjunto aposto numa vitória nesta prova para a A.B. Setúbal.
 
No final da festa, cá estarei para analisar as minhas escolhas que espero eu sem falhas!
 
Até lá...vemo-nos em Portimão!!!
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária