Dia 3 - Festa do Basquetebol Juvenil 2009
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO ARTIGOS DIVERSOS Dia 3 - Festa do Basquetebol Juvenil 2009

Dia 3 - Festa do Basquetebol Juvenil 2009

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
A Festa do Basquetebol Juvenil 2009 prosseguiu este sábado em Portimão com a realização dos encontros das meias-finais nas várias categorias.
 

DIVISÃO I – MASCULINO

MEIAS FINAIS

SUB-16

AVEIRO 48 - 50 SETÚBAL

À semelhança do confronto do 1ª dia de competição foi um jogo emotivo, competitivo, com vencedor incerto e decidido nos pormenores.

Pode-se assistir a duas equipas que defendem bem e que estavam bem preparadas para o seu adversário pois foi notório que corrigiram alguns erros em relação à partida anterior.

Entrou melhor Aveiro fazendo funcionar o seu tiro exterior e respondeu Setúbal com penetrações arrancando algumas faltas e lançamentos fáceis.

O equilíbrio manteve-se durante toda a partida pese embora o esforço de Pedro Marques e Junior Destino da parte de Setúbal e os inevitáveis Pedro Costa e João Gallina da parte aveirense.

Na fase final do jogo, a serenidade de João Álvaro e o surpreendente Bruno Cabanas que conseguiu um triplo na fase crucial do jogo foram a chave para uma vantagem curta mas fundamental para a vitória apesar das últimas tentativas falhadas de Musili para empatar a partida.

PORTO 77 – 58 LISBOA

Se alguém tinha dúvidas sobre a valia da selecção portuense concerteza que se dissiparam depois de ver este jogo.

Se defensivamente a equipa é bastante consistente, em termos ofensivos é um regalo ver estes jovens jogar e interpretar algumas das leituras mais básicas do basquetebol!

A selecção de Lisboa munida de bons talentos não conseguiu mais do ver o Porto chegar rapidamente aos 20 pontos de vantagem ainda durante o 2º periodo.

Contudo, os acertos feitos pelo seu treinador deram alguns resultados no 3º periodo quando esboçaram uma reacção através de uma zona pressionante mas foi sol de pouca dura...quando o Porto se adaptou ofensivamente e voltou a fazer funcionar o seu jogo colectivo o resultado desnivelou-se novamente para a casa dos 20 pontos de diferença e com cada vez menos tempo para recuperação.

Assistiu então a uma parte final com os lisboetas a tentarem soluções individuais e com a selecção nortenha a controlar o tempo e o resultado do jogo, vencendo assim sem sobressaltos.

Final: AB Porto – AB Setúbal


SUB-14

LISBOA 52 – 40 SETÚBAL

Com um primeiro periodo de maior ascendente de Setúbal mas não conseguindo garantir vantagens significativas, a selecção de Lisboa com um 2º periodo de bom nível consegue chegar ao intervalo a vencer por 8 pontos, muito por culpa da presença de Isaías Insaly nas tabelas: na ofensiva a marcar, na defesiva a impedir lançamentos curtos.

Foi então que na 2ª parte, os setubalenses exerceram mais pressão aos portadores da bola e saltando em situações de 2x1, criaram contra-ataques fáceis e houve assim uma aproximação no marcador. Mas alguns lançamentos curtos falhados e a saída com a 3ª falta de João Moreira permitiu a Isaías dominar a área próxima do cesto e libertar André Firmino e Francisco Bento que aproveitavam o facto dos seus defensores directos entrarem em muitas ajudas interiores.

A fase final da partida foi bem gerida por parte dos treinadores de Lisboa que colocaram mais transportadores de bola para segurar a pressão de Setúbal e controlar melhor as posses de bola que lhes fez garantir uma vitória inquestionável.

PORTO 61 – 56 COIMBRA

A equipa de Coimbra é sem dúvida uma equipa que vou guardar na minha memória após esta prova.

Fisicamente é uma equipa frágil em comparação com as demais selecções mas dentro do campo comporta-se como se de gigantes se tratassem!!

Pressionando sempre a bola e as 1ª linhas de passe na defesa e jogando e lendo bem as penetrações no ataque foram uma dor de cabeça para todos os adversários nesta prova.

Apesar de tudo, o seu adversário nesta meia final, a selecção do Porto tem um estilo de jogo muito semelhante e com mais soluções quer ao nível físico quer ao nível de rotação dos seus atletas.

Apesar da combatividade da equipa da região centro, o Porto dominou o marcador desde inicío embora que com vantagens curtas.

Ás rápidas penetrações de Coimbra, os jovens portuenses respondiam com contra-ataque e lançamento longo – foram 9 os triplos conseguidos nesta partida sendo que 4 foram da autoria de Nuno Ferreira.

O Porto conquistou assim uma merecida vitória que lhes dá a oportunidade de poder lutar pelo título no dia de amanhã onde terão pela frente um osso duro de roer.

Final: AB Lisboa – AB Porto


OS FINALISTAS

SUB-16

PORTO

Pontos fortes:

- Maior rotação;

- Tiro exterior.

Pontos fracos:

- Defesa;

- Pouco recurso ao jogo interior.

SETÚBAL

Pontos fortes:

- Defesa (a melhor equipa defensivamente em prova na minha opinião);

- Liderança de João Álvaro e produtividade ofensiva de Junior Destino.

Pontos fracos:

- Rotação da equipa;

- Demasiada dependência ofensiva de um só jogador.
 


SUB-14

PORTO

Pontos fortes:

- Defesa ao portador da bola;

- Boa capacidade ofensiva no exterior.

Pontos fracos:

- Equipa de baixa estatura;

- Fraca recuperação defensiva.

LISBOA

Pontos fortes:

- Presença interior de Isaías Insaly;

- Muitas soluções ao nível individual no transporte de bola.

Pontos fracos:

- Pouco recurso ao tiro exterior;

- Inexistência de forte oposição ao jogo exterior.

Que o último dia da festa nos brinde com os melhores jogos destes 4 dias alucinantes!!...E que ganhe o melhor!
 
Arquivo: Página do Futuro
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária