Relembrando Manuel Nunes
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS MEMORIAS Relembrando Manuel Nunes

Relembrando Manuel Nunes

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 
Parece que foi ainda ontem, mas já passaram quase três meses desde que faleceu o Sr. Manuel Nunes. Nos dias que se seguiram à sua morte, muitas foram as reacções de pesar e de choque que surgiram um pouco de todo o lado. Mas nem todos foram capazes de, nesse momento de dor, expressar o que lhes ia na alma.

Na passada semana, recebemos um e-mail de Aníbal Tavares, ao qual não pudemos ficar indiferentes. De facto, este seu contacto “obrigou-nos” a relembrar a memória de Manuel Nunes, pelo que decidimos reunir numa só notícia todas as mensagens de pesar que chegaram ao PlanetaBasket.


Dois meses e meio após a sua morte, atrevo-me a falar no assunto e a fazer-lhe a minha homenagem e gratidão.

Caro Sr. Nunes
Se muitos foram influenciados pela sua personalidade, coragem e sabedoria eu certamente fui um dos priveligiados.
A sua perspicácia de observador de pormenores do jogo de basquetebol em muito inflluenciaram a minha intervenção como treinador.
A sua formação cívica e democrática, que me transmitiu durante a minha adolescência, ainda hoje marcam a minha personalidade enquanto cidadão. Que importante foi aquele ano de 1972 em que o vi com um ferimento na cabeça provocado pela polícia de choque do regime e perante a minha pergunta do porquê, logo me explicou o significado do 1º de Maio e da necessidade da intervenção democrática/social no nosso país.
Quanto lhe devo em termos de formação técnica de basquetebol, pois foi por seu conselho e sugestão que iniciei o meu processo de formação de treinador no já longínquo ano de 1975.
A sua capacidade organizativa e de gestão de conflitos nos anos 70 e 80, tornaram o Sr. Manuel também num dos formadores externos da minha especialidade médica de saúde pública.
O conceito de promoção da saúde ligado á prática desportiva durante os anos 70, 80 e início dos 90, estavam no cerne da sua estratégia de intervenção no clube e mim jovem médico interno de saúde pública eram entusiasmantes e incentivadoras da minha aplicação á causa da saúde pública e ao trabalho no basquetebol. Sempre o ouvi dizer que ter "a malta a praticar basquetebol é a melhor maneira de os tirar da rua e terem mais saúde".
Esse princípio, apesar dos sucessos desportivos eram a sua grande bandeira. Como era entusiasmante ouvi-lo falar nesses ideais de promoção da saúde, e como os discutíamos. Nessa perspectiva até com o Centro de Saúde da Batalha o seu Vasco trabalhou.
O projecto " Cesto na Escola"! que exemplo deu o Manuel Nunes á comunidade escolar e desportiva.
É este ideal  de promoção de saúde e social através do basquetebol, que guardarei do Comendador Manuel Nunes.
Apesar não ser médico nem sequer profissional de saúde pública, foi o meu grande Mestre.
Até sempre

Aníbal Tavares

Às 11h39 chega a mensagem via telemóvel: “ Morreu o senhor Manuel Nunes”. A sua morte sacode-nos, a nossa própria vida pára. Momento de reflexão.
 
As recordações do passado fazem-nos reviver o filme da nossa existência e os momentos vividos em comum; imaginem, já lá vão 50 anos. Momento para recordar os nossos habituais passeios de sábado à noite e as intermináveis conversas invariavelmente sobre os mesmos temas: Vasco da Gama, basquetebol e …política (estávamos em plena ditadura)
Era o chamado “passeio dos tristes”, Praça da Batalha, Santa Catarina, Fernandes Tomás, Sá da Bandeira e 31 de Janeiro.
Foi o meu primeiro companheiro nas minhas lides desportivas durante muitos anos, uma paixão em comum, o nosso clube, onde nascemos e crescemos como desportistas e cidadãos.
A partir dos anos 70 as nossas vidas tomaram diferentes rumos; ele, manteve-se sempre fiel e até morrer ao serviço do seu ideal e, no Vasco da Gama, foi tudo, jogador, seccionista, treinador, dirigente e por fim, Presidente após a morte de Alves Teixeira. Nos últimos tempos, pensava já retirar-se; bem o merecia. Descansa agora em paz, cumpriu o seu destino, com DISTINÇÃO.
 
Até sempre, companheiro
Mário Barros


Em 1989 apareci por aqui, o mundo do S.Nunes, como tantos outros miudos, e por cá fiquei e por cá continuarei.
Aqui cresci fiz-me homem, fui atleta regressei como treinador, num apelo feito pelo nosso presidente.
Frases como:"estava contigo no pensamento" jámais esquecerei.
Não vou dizer muito mais pois o que pensava o Ilustre sabia, amizade e carinho vou guardar sempre.
Termino com a forma que se despedia quando falavamos.

Um forte abraço
Ilustre

Vasco da Gama jámais esquecerá a sua grande figura.

Duarte Nuno "Maradona"


Morreu um Homem Bom. Todos os que tivemos o prilégio de o conhecer e admirar ficamos mais pobres. À família e ao Vasco da Gama sentidas condolências.

Cláudio Gomes


Manuel Nunes , para alguns pouco diz, mas para mim e para muitas pessoas diz muito era a ALMA DO VASCO DA GAMA com quase 79 anos ( fazia-os no próximo dia 8/2 )dos quais 60 foram dedicados ao Basquetebol e ao SC Vasco da Gama . Perdeu-se um grande HOMEM e um grande DIRIGENTE , mas irá ficar sempre na minha memória e na de todos os VASCAINOS .
" UM POR TODOS E TODOS PELO VASCO "

Pacheco


Se me permitem, há uma designação pronunciada pelo amigo Nunes, a um prémio nobel da literatura, exactamente quando eu estava junto dele, em amena e saudável cavaqueira, tratou José Saramago por MESTRE.
É aqui que gostaria de atribuir o titulo e as INSÍGNIAS de MESTRE,tal como o Nobel, ele também o merece. Sabendo que era um HOMEM do desporto, também era um de letras e da CULTURA.
Um HOMEM DISTINTO e NOTÁVEL pelo seu elevado CARÁCTER.
O meu apreço e admiração

Aniceto Pires


Recordarei com imensa saudade o Sr. Manuel Nunes dos tempos em que fui atleta do Vasco da Gama. Perdeu-se um homem (muito) bom. Ficam mais pobres o histórico 'Vasco' e o basquetebol. Até sempre Sr. Nunes!

REIS


Desde que comecei a praticar basquetebol, ainda novo, que me lembro do Sr. Manuel Nunes.
Foi uma pessoa que sempre admirei. Pela sua entrega, dedicação e empenho. Poucos no basquetebol fizeram tamanha obra.
À família enlutada e amigos, envio as mais sinceras condolências.

Bruno Quintela


"Manuel De Nunes" é a maneira como continuarei a tratar o meu amigo, o meu conselheiro, o meu contabilista e não menos Importante o meu Presidente.
O prazer que me deste ao conviver comigo e com a minha família ajudou-nos a ver as coisas sempre noutro sentido, naquele em poucos teriam visão. Obrigado.
Até um dia destes.

Victor Braga



Àqueles que tal como Aníbal Tavares, não conseguiram na altura expressar o que lhes ia na alma, esta altura é tão boa como qualquer outra para o fazer…

Faleceu um grande Homem. Que a sua memória sirva de inspiração aos que por cá ficaram.

Até sempre Sr. Nunes
Arquivo: Página dos Dirigentes
 

Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária