José Monteiro e os Sixers Camps
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CAMPOS ARTIGOS DIVERSOS José Monteiro e os Sixers Camps

José Monteiro e os Sixers Camps

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

altJosé Monteiro é um nome bem conhecido no basquetebol Português. Após uma longa carreira dedicada a várias vertentes da modalidade, desde o basquetebol de formação às equipas seniores, tanto femininas como masculinas, o Professor José Monteiro decidiu dedicar-se a outros domínios do jogo.

Hoje em dia, José Monteiro é o homem que em Portugal, está por detrás da organização dos Sixers Camps. Venha conhecê-los.
 
Depois da bem sucedida experiência enquanto treinador, porquê esta aposta no mundo dos campos de férias?
Logo após ter suspendido a minha carreira de treinador, decidi dar um rumo diferente ao meu envolvimento na modalidade; dedicar-me a algo que pudesse dar continuidade e exponenciar o meu trabalho para trás operado... Nesse verão desloquei -me a NY e Philadelphia, contactei treinadores de meus ex-atletas, com quem por este facto fui-me relacionando ao longo dos anos e parti à observação de várias vias possíveis ao meu envolvimento...

Os Summer Camps pareceram-me apetecíveis tanto mais que logo se criou a possibilidade Sixers Camp com ligação a um patamar de organização líder nos USA...

Agrada-me sobretudo porque este desafio constitui uma porta aberta para que jovens portugueses vivam directamente uma experiência única, treinando e jogando com jovens de todo o mundo, num nível de basquetebol muitíssimo mais evoluído, e que possam aproveitar para sentirem a modalidade duma forma muito mais apaixonante e séria - esta ponte serve para isso...
 
Quantos Sixers Camps foram realizados até hoje. E quantos portugueses já participaram?
Os Sixers Camps têm tradição no basquetebol USA... São Campos Internacionais onde ano após ano, evoluem milhares de jovens das mais longínquas partes do globo.
2009 será o terceiro ano consecutivo que vamos com jovens basquetebolistas de Portugal estar presentes no Sixers Camp. Estiveram 12 jovens no primeiro ano em 2007, e 42 jovens no segundo ano em Julho transacto.
 
Quem pode participar no Sixers Camps?
No Sixers Camps podem participar jovens entre os 8 e os 18 anos. Contudo por razões de adaptabilidade a todo um conjunto de novas situações que vão ser vividas durante as duas semanas por estes jovens, quer no Campo, quer nas acções complementares que vão usufruir fora dele,  achamos prematuro integrar na comitiva portuguesa jovens com idades inferiores aos 12 anos.
 
Porquê Sixers Camps? Quais são as mais valias que este campo proporciona aos seus participantes?
Muitos são os factores que nos levam a preferir os Sixers Camps... porque são vários os ângulos de análise... Antes de mais a segurança!

Os Sixers Camps decorrem na Academia dos 76ers, em plenas Pocono Mountains, num espaço nobre, fechado onde os jovens podem tranquilamente desfrutar do prazer do basquetebol em completa segurança... eles, nós como responsáveis e os pais que cá ficam.

Depois valorizamos muito a estrutura técnica do Campo assente em dois treinadores altamente conceituados no âmbito dos Summer Camps: coach Sonny Elia e coach Todd Landrey que incorporam o staff 76ers... O seu profissionalismo são o garante do aperfeiçoamento técnico e motivacional no Campo; no Hall of the Fame dos Sixers Camps constam algumas boas glórias NBA que na sua formação foram "campers".

A presença diária nos Sixers Camps de jogadores NBA,  e a forma eles se integram no espírito do campo são outra mais valia para a escolha dos nossos jovens basquetebolistas, que vão aproveitar para realizarem o sonho de estarem em convívio e diálogo aberto com estas estrelas...

O facto do Campo ser Internacional e de ampla preferência da comunidade mundial permite que os nossos jovens partilhem estas duas semanas, nas mais variadas componentes do Campo, com jovens de imensos e dispares países enriquecendo bastante as suas experiências de jogo, de hábitos, de língua.

Por fim, acho que a visita guiada a Nova Iorque onde se inclui a NBA Store constitui um momento altíssimo do porquê de nos mantermos fieis aos Sixers Camps.
 
Qual é o grau de exigência ao qual os participantes no campo terão de corresponder?
O Campo funciona com vários níveis de desenvolvimento tendo por base a idade e o sexo. Como será de esperar a exigência quer no que é solicitado aos jovens quer no que concerne à transmissão de conteúdos é mais elevado nos escalões superiores... Mas nestes dois anos de experiência não sentimos dificuldade de adaptabilidade de nenhum dos 53 jovens que já viveram esta experiência.
 
Como são os treinadores/monitores do campo, no que diz respeito aos seus conhecimentos e às suas capacidades de ensinamento?
A direcção técnica do Campo é bastante criteriosa no que respeita ao recrutamento dos "coach" para garantir uma qualidade nos ensinamentos. Por outro lado a oferta para ser "coach" nos Sixers Camps é imensa... Daí podermos afirmar que quer no nível da direcção técnica do Campo quer na coordenação técnica de cada escalão, estão a cargo de treinadores de college com larga experiência e qualidade. Estes treinadores assumem muita vez o papel de observadores dos seus próprios colleges e high schools possibilitando a opção estudos/basketball nas suas instituições a jovens "campers", que é outro importante aliciante nos Sixers Camps.
 
Para participar num campo como este, qualquer atleta tem de estar bem preparado a todos os níveis. A alimentação está bem adequada às necessidades dos jovens presentes? E a nível de descanso, que condições irão eles encontrar?
O campo tem um bom volume de trabalho adequado ao patamar basquetebolistico da realidade onde vamos estar...Há basquetebol nas suas mais diversificadas facetas todos os dias das 8h da manhã ás 21h da noite.A alimentação é uma preocupação constante nossa. O Campo fornece 3 refeições diárias e nós próprios fornecemos um suplemento alimentar após a actividade diária.

O Campo dispõe quer na área feminina quer na área masculina de bungallows com numero variado de camas. A nossa comitiva é alojada raparigas numa ou mais cabines na área feminina na companhia de uma responsável portuguesa, assim como igual tratamento terão os rapazes.
 
Como é assegurada a segurança de todos os participantes, já que se trata de uma viagem para um país longínquo?
Como atrás reafirmei a segurança é talvez a nossa principal preocupação como responsável de todo o grupo.A organização exemplar assim referenciada por quem tem participado,  tem sido a nossa principal aliada. Assenta num corpo de treinadores/professores que participam na comitiva num ratio de 7 jovens para 1 adulto; e num funcionamento grupal, onde tudo está planeado com tempo e rigor de molde a que não existam problemas.
 
Existe algum seguro em caso de lesões e/ou doenças?
Todos os participantes da nossa comitiva estão cobertos por seguro desde o momento da partida á chegada que inclui viagem, visitas exteriores ao Campo e as actividades diárias do Campo. O Campo também tem seu seguro e o seu enquadramento clínico.
 
Todos os anos os Sixers Camps inovam de alguma forma. O que vai haver de novo no evento deste ano?
As surpresas estão sempre guardadas para os "special guests", leia-se estrelas NBA que diariamente vêm visitar o Campo. Todos os dias temos um; pelas 14 horas numa pomposa limousine de vidros fumados entra alguém no Campo; sem que ninguém saiba quem vai sair de lá... É o momento mágico de cada dia... O momento que a porta abre e sai de lá a estrela NBA do dia...
 
Já se sabe que jogador(es) da equipa dos Sixers da NBA vai(ão) estar presente na edição deste ano?
Ainda não...como atrás referi só no próprio momento é sabido...fazem muita questão em cada dia de guardarem isso como segredo de estado...mas são sempre jogadores de primeira linha e ás vezes inclusive jogadores de outras equipas NBA.
 
Qual é a sua mensagem para os potenciais interessados neste grande experiência?
IT'S A KIND OF MAGIC!!!

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária