Um contra um com Dimitris Diamantidis
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ENTREVISTAS Um contra um com Dimitris Diamantidis

Um contra um com Dimitris Diamantidis

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

altO grego Dimitris Diamantidis venceu pela quinta vez consecutiva o troféu de melhor defensor do ano, após votação dos treinadores da Euroliga. Esta época, o base voltou a exibir-se a um altíssimo nível em ambos os lados do campo , ajudando o Panathinaikos a garantir um lugar na Final Four de Berlim.
 
Dimitris, parabens por teres voltado a ser nomeado pelos treinadores, como o melhor defensor da Euroliga. Estás surpreendido por continuar a ganhar este prémio?
É algo que eu não procuro. Quero apenas jogar e continuar a gostar de basquetebol para ajudar a minha equipa. Se com isso  ganhar um prémio, fico feliz. Esse é a única coisa que sinto.
 
Em que medida é que a defesa do Panathinaikos ajudou a equipa atingir a Final Four?
A defesa é definitivamente uma grande parte do nosso jogo e muito importante para o sucesso da nossa equipa. Dá-nos um grande empurrão em qualquer jogo. Mesmo quando a equipa tem um mau dia no lado ofensivo, se és efectivo defensivamente, tens uma base para construir tudo o que necessitas para chegar à vitória. Como já disse, é uma parte do jogo muito importante para a nossa equipa e tentamos defender o melhor possível, sempre que entramos em campo.
 
Pareces ser capaz de defender qualquer jogador. Como é que o treinador Obradovic decide quem vais defender antes de cada jogo? Discutes esse assunto com ele?
Não discutimos isso. Quem eu tenho de defender é uma decisão do treinador. O meu trabalho é defender quem quer que seja que ele me peça para defender e fazer o que quer que seja que ele me diga para fazer.
 
Uma das tuas especialidades é defender jogadores grandes a poste baixo, após uma troca, mas não deixando que esse "mismatch" prejudique a tua equipa. Como é que consegues defender tão bem jogadores maiores que tu?
Há jogadores muito difíceis de defender. Quando se troca a defesa durante um jogo, pode-se criar um certo "mismatch". Quando isto acontece, o mais importante é que a equipa se mantenha concentrada no plano previamente delineado. Quem é que te ajuda nessas situações: os colegas de equipa. Na nossa equipa, todos temos a tarefa de ajudar em caso de "mismatch", cobrindo jogadores, espaço ou ambos. No fundo, o bom trabalho de equipa na defesa é uma questão de fundamentos. A defesa não é uma tarefa de um único jogador, mas sim de todos.
 
Qual é para ti, a chave para defender a jogada mais utilizada no basquetebol de hoje em dia, o pick-'n'-roll?
O Pick-'n'-roll é um jogo entre dois jogadores, por isso o mais importante é o jogador que te ajuda, o teu colega de equipa. Os teus outros três colegas de equipa são também muito importantes, porque são eles que devem estar prontos para cobrir o espaço nas tuas costas, bem como as linhas de passe. É um jogo a dois, mas uma vez mais, é essencial que os cinco a defendam.
 
Antecipando a Final Four, estás feliz por jogar um derby Grego com o Olympiacos nas meias finais?
Não estou contente nem triste. Já sabíamos que o calendário nos poria nesta situação. Estamos concentrados na nossa equipa. Sabemos que é importante preparmo-nos da melhor forma possível para essa meia-final. Vamos defrontar uma equipa muito boa, mas a única coisa diferente nesta meia-final, é mesmo esse facto, que ambas as equipas sao gregas. Contudo, não acredito que isso torne esta meia-final tão diferente de qualquer outra. O nosso único objectivo mantem-se: Chegar à final!
 
Com duas equipas que se conhecem tão bem, qual vai ser a chave para ganhar o jogo?
São duas as chaves do jogo: concentração e turnovers. Precisamos da primeira e não precisamos da segunda. Este é um desafio que não varia de jogo para jogo, nem consoante o adversário que temos pela frente.
 
Há dois anos atrás, celebraste em OAKA o título da Euroliga e o de MVP da final. Essa noite vai servir de inspiração para ti em Berlim?
O novo título em si é motivação suficiente. Não preciso de me lembrar do que se passou em OAKA, ou que fui o MVP da final. A motivação é a de querermos ganhar. Queremos obter um resultado positivo na meia-final para avançarmos para a final com o objectivo de celebrarmos mais um título. É algo que qualquer equipa quer alcançar. E esse é também o nosso pensamento. Temos o desejo, um grande desejo de ganhar o título!

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária