Conheça o Mega Convívio de Pombal
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO ARTIGOS DIVERSOS Conheça o Mega Convívio de Pombal

Conheça o Mega Convívio de Pombal

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 
ImagePorque o reconhecimento é essencial para a dinâmica de qualquer actividade, já entrevistámos pessoas de elevados méritos ligadas ao mini, já apresentámos clubes, que muito tem feito pela divulgação do minibásquete nas suas regiões e no país, hoje queremos que conheça bons exemplos de eventos, deste universo fantástico que se chama minibásquete.
 
Se o número de minis tem crescido de forma sustentada e natural ano após ano, o que tem sido verdadeiramente exponencial no país inteiro, é o aumento das actividades para minibásquete. No distrito de Leiria dois “Mega Convívios de Minibásquete” de elevada qualidade tem-se afirmado no plano nacional, o “Mega Convívio de Pombal – 25 de Abril” e o evento do clube dos Pimpões, que realiza de há uns anos a esta parte sempre em Junho nas Caldas da Rainha.
Com a particularidade saudável de ser organizado pelos dois clubes da cidade de Pombal, pude observar o empenho do Rui Furet do Núcleo Desportivo Amador de Pombal, para que tudo corresse o melhor possível, face à partida do São Pedro, (choveu pela manhã) e pedi ao Jorge Martins do Basket Clube de Pombal, que me falasse sobre este evento.
Venha conhecer um dos eventos de mini mais dinâmicos da região centro do país, que ano após anos tem vindo a aprimorar-se, sempre com a preocupação de fazer mais e melhor, venha conhecer o Mega Convívio de Pombal.
--- 
 
Em que ano surgiu este grande evento de minibásquete em Pombal?
Esta Convívio de Mini nasceu em 2006, quando o Prof. João Ribeiro estava coordenar toda a actividade da secção de basquetebol do NDAP. Nesse ano a organização esteve apenas a cargo do NDAP. Só a partir de 2008 é que a organização passou a ser conjunta do NDAP e BCP.
 
Image 
 
Este convívio nas suas primeiras edições realizou-se no Pavilhão da Expocentro e o deste ano decorreu na zona desportiva de Pombal. Conte-nos um pouco da história deste evento e porque mudaram de local?
Este evento era para ser realizada na Expocentro, que oferece condições que a Zona Desportiva não tem. O problema é que o espaço da Expocentro já havia sido reservado e como tal tivemos de nos socorrer da Zona Desportiva do Pombal que tem excelentes condições para um evento realizado por estações.
 
A organização deste ano do evento foi realmente organizada por estações, o que é que vos levou à opção por este modelo e que actividades eram propostas nas diferentes estações?
Este ano tive oportunidade de participar com o Basket Clube de Pombal no “Dia Ticha Penicheiro.” Nesse evento reparei na forma como eles organizaram as actividades e achei que conseguíamos fazer a mesma coisa em Pombal. Penso que é o modelo mais apropriado neste momento para manter os miúdos ocupados e entusiasmados. Nós tivemos um contra tempo muito grande. À hora de inicio de actividade caiu “uma tromba de água” eliminando à partida algumas das actividades que tínhamos programado. Além disso, algumas equipas chegaram atrasadas, o que nos obrigou a arranjar soluções em cima da hora. Foi complicado encontrar soluções (só quem anda nestas andanças sabe como é!). Houve pais e treinadores, felizmente apenas de uma equipa que se mostraram pouco compreensivos com estes imponderáveis. Confesso que foi uma situação que me surpreendeu e os miúdos, sem terem culpa, acabam sempre por ser os principais prejudicados. Como queremos sempre melhorar, para o ano estaremos mais preparados para estas situações.
 
 Image
 
Quais foram os vossos apoios e como conseguiram envolver tantas entidades no vosso evento?
Na organização deste evento também estava a Câmara Municipal de Pombal, o que facilitou imenso o acesso a outras actividades. Assim, conseguimos inserir nesta actividade a Segurança Rodoviária (PSP), Rastreios de Obesidade (Hospital de Pombal), Jogos do Ambiente (Técnicos da Câmara), Escalada e Body Combat (Ginásio Life Concept), Insufláveis (Câmara Pombal), Ajuda os Animais (SOS Animal – Núcleo de Pombal) e o INEM (Técnicos de Coimbra). Penso que todas elas tinham algo diferente para oferecer aos miúdos e vamos tentar, que para o ano consigamos criar actividades semelhantes, que de certa forma contribuam para a formação das crianças.
 
Na vossa perspectiva para além do jogos de minibásquete quais foram as estações que mais cativaram os minis e os pais?
Penso que isso depende dos gostos de cada um. Penso que tínhamos actividades para os vários gostos e todas tinham algo para dar a estas crianças. Eu não tive oportunidade para passar por todas, mas aquelas que vi achei-as muito ricas. No fim, as pessoas que colaboraram connosco, acharam que os objectivos de cada uma tinham sido cumpridos.
 
Quais os clubes e quantas equipas estiveram presentes na edição deste ano?
Estiveram presentes 15 clubes. Do distrito de Leiria o B. C. Pombal, N. D. A. Pombal, I. E. Juncal, B. C. Lis, Soutocico, Pimpões, Marinhense, C. B. Leiria e Cartaria. De outros distritos tivemos o Balsa Nova (Viseu), Infante Montemor e Clube PT (Coimbra), Sp. Braga (Braga), Coimbrões e Valongo (Porto). No total estiveram presentes 36 equipas, sendo 14 equipas de Mini-12, 13 equipas de Mini-10 e 9 equipas de Mini-8.
 
Image 
 
Quais são os benefícios que este evento trás para o minibásquete em Pombal?
Para as crianças que já estão a praticar a modalidade nos clubes de Pombal é muito gratificante verem que existe um evento desta dimensão na localidade onde residem. Para as outras, desperta a sua curiosidade, e naturalmente surge um interesse da parte delas, que não existia, para eventualmente aderirem à modalidade. Para os que vêm de fora, se gostarem, ficam com vontade de regressar.
 
Quais são as perspectivas para a edição do próximo ano?
Melhorar alguns aspectos que não correram tão bem este ano, manter ou aumentar o número de participantes e organizar as coisas de forma a ter capacidade de reagir a imprevistos como os que aconteceram este ano. Acreditamos que as coisas vão melhorar de ano para ano, assim como aconteceu do ano passado para este.
 
Gostarias de dizer mais alguma coisa sobre este evento?
Agradecer novamente às pessoas que decidiram passar o seu feriado em Pombal e participar na nossa actividade. Para o ano, cá estaremos para organizar novamente esta actividade e aproveitamos para pedir às pessoas para reservarem este dia no seu calendário de 2010, porque para o ano comprometemo-nos a estar melhores na gestão e organização deste evento.
 
Arquivos: Pagina dos Dirigentes - Futuro
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária