Basket na Rede: O Blog Basket Feminino
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS Basket na Rede: O Blog Basket Feminino

Basket na Rede: O Blog Basket Feminino

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

altÉ sabido que o Basquetebol em Portugal não tem, infelizmente, o impacto que tem em outras sociedades. E se já é grande a dificuldade de encontrar espaços dedicados ao basquetebol em português, mais difícil se torna a missão se nos restringirmos ao mundo do Basket Feminino.

Mas felizmente, existem algumas raras excepções. O Blog Basket Feminino é um desses casos. Venha visitar este blog dirigido por João Janeiro, pois vale efectivamente a pena.

De que forma está ligado à modalidade?
Sou treinador à 22 épocas consecutivas, iniciei a minha actividade de treinador com 18 anos, e desde aí estive ligado a equipas de formação femininas, até chegar à, na altura 1ª Divisão com o Anadia F. C.. Depois disso transitei para a iniciar a formação feminina no Sangalhos.
Treinei a equipa sénior da  Portugal Telecom de Coimbra, e de seguida regressei ao Sangalhos para trabalhar como adjunto na Proliga durante 3 épocas. De seguida, Esgueira 2 épocas na Liga Feminina, e agora Coordeno a formação do Vagos e trabalho com o Nuno Ferreira na equipa Senior Feminina.
 
Que motivos estiveram na origem da criação deste espaço na NET?
Essencialmente pela pobreza que existe na divulgação do basquetebol feminino a nível Nacional. Não existe uma igualdade de tratamento e de importância neste sector comparando com o basquetebol masculino. Este blog é apenas um pequeno contributo.Sempre lutei para que a visibilidade da nossa Liga seja cada vez melhor, acredito que podemos chegar ao topo da Europa, muito mais rápido no Basquetebol Feminino, do que no Masculino, mas há muita gente que ainda não percebeu isso ou não quer perceber.
Esta época passou a haver mais informação e finalmente criou-se estatísticas, porque também ajudei a iniciar um movimento de alerta e sensibilização, juntamente com os meus colegas treinadores das equipas da Liga, com um Forum do basket Feminino, como um despertar das pessoas envolvidas no basket feminino, e com quem rege o Campeonato da Liga, e as pessoas que o rodeiam.
Houve boa abertura da parte da Federação na pessoa Prof. Manuel Fernandes e o Sr. Vice Presidente para a área Feminina José Tolentino.
A Acção teve grande impacto, a mensagem passou, e até foi criada uma newsletter da Liga Feminina pelo Dr. Jaime dirigente do Olivais e a compilação dos dados estatísticos pelo Luís Veiga do Algés. Criou-se uma comissão de acompanhamento da Liga Feminina, dos quais fazem parte o Sr. José Correia e Sr. Sidónio Fernandes.
Agora não podemos parar, nem achar que já chega.
 
Quais são os objectivos do Women Basket?
Dar a conhecer mais pormenores no que se refere aos jogos e aos pontos altos da competição Feminina, falar dos clubes que trabalham o feminino e principalmente das jogadoras, que trabalham diariamente e merecem mais respeito e mais visibilidade e reconhecimento, porque há uma grande diferença de condições de trabalho e muita carolice nos Clubes com equipas Femininas, comparando com a realidade de equipas masculinas.
Alertar quem tem responsabilidades na modalidade e no sector.
 
Quantas pessoas colaboram com este projecto?
Sou o único, embora recorra a outras noticias como aquelas que são feitas muitas vezes pelo Dr. Jaime, dirigente do Olivais e pelo Sr. José Tolentino.
 
Quantas visitas mensais tem?
Por volta de 200 a 300 mês.
 
O que podem os internautas encontrar no seu Blog Women Basket?
Noticias, sobre os jogos da Liga Feminina, resultados, classificações, notícias da 1ª e 2ª Divisão Feminina e da formação, também alguns pontos altos a nível internacional.
 
Quais são os seus artigos mais lidos? Porquê (na sua opinião)?
Penso que todos, não existe uma grande cadência de noticias a chegar ao Blog, mas acho que quem consulta é porque tem uma ligação ao Basket feminino, e gosta de estar informado sobre um pouco de tudo.
 
Quais são as dificuldades que encontra no seu trabalho diário?
Essencialmente tempo disponível para uma maior dedicação a esta matéria do blog, e para por em prática outras ideias que tenho de promoção e divulgação das competições femininas.
 
Quais são os pequenos momentos de prazer que o seu blog lhe dá?
Reler o que escrevi à mais tempo, saber que existem leitores assíduos do espaço, e rever fotos de algumas jogadoras das quais também sou fã, e muitas que já vi jogar ao vivo, como a nossa Ticha, que me lembro dela ainda iniciada, e passados uns anos, volto a vê-la jogar pelo Spartak de Moscovo, num pavilhão esgotado com 5.000 pessoas.
 
Acha que o espaço na NET escrito em Português está bem preenchido com sites e blogs dedicados ao basket?
Agora sim. O Site da federação melhorou muito em relação ao que era, outros como o vosso que é mais abrangente, e mais os blogs que existem, sem dúvida que se melhorou bastante.
 
Na sua opinião, quais as razões pelas quais a maioria dos espaços on-line dedicados ao basquetebol são feitos e dirigidos por treinadores?
Porque são eles que passam o dia-a-dia no campo, juntamente com os jogadores (as), e passam para a NET a informação que lhes dá mais gozo de partilhar com outros seguidores da modalidade.
 
Como “colega” de site Planeta Basket, o que acha deste e o que pode e deve ser melhorado?
O vosso site está fantástico, desde já os meus parabéns pelo vosso trabalho. Conseguem abranger muita matéria, e muita informação, e até de carácter técnico, ou seja uma autêntica cábula do basket.
Fiquei muito surpreso em relação a um artigo vosso sobre o Sr. Jorge Coelho, antiga glória do Basquetebol Nacional, do Benfica e do Barreirense, sou da opinião que devemos recordar mais glórias do nosso basket, saber onde eles andam e o que fazem actualmente, para que possamos mostrar aos mais novos um pouco mais do passado e da história do nosso basquetebol.
Melhorar é sempre um objectivo nosso como treinadores no dia-a-dia, por isso vocês próprios vão sentindo o que pode ser melhor, e concerteza que o Planeta Basket vai ser uma referência do Basquetebol Nacional.
 
Deixe aqui a sua mensagem para os leitores do Planeta Basket:
Aos leitores que possam dar também contributos ao vosso site, como informações, noticias, e que divulguem o próprio site, dessa forma se todos colaborarmos vamos concerteza ganhar mais leitores e mais adeptos para a modalidade que bem precisa que continue a crescer.Saber que o Universo do Basket Nacional tem de ser uma coisa de todos, e por isso devemos colaborar nesse Universo para que ele cresça e seja cada vez mais sólido, todos os contributos positivos são bem vindos, sejam virtuais ou físicos, junto dos clubes ou das equipas.Executar mais e criticar menos, porque esta modalidade que nos move tem de ser cada vez melhor a todos os níveis.
 
A todos bem hajam!

 

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária