SUB-18M - Fase Final Campeonato Nacional
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO ARTIGOS DIVERSOS SUB-18M - Fase Final Campeonato Nacional

SUB-18M - Fase Final Campeonato Nacional

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Vem aí a 1ª Fase Final do Campeonato Nacional do sector masculino da época 2008-09. Nada melhor do que ter como palco, o histórico Pavilhão Rosa Mota na cidade do Porto que recebe assim a decisão deste campeonato que conta com duas equipas do seu concelho em representação da zona Norte:
 
FC Porto e SC Vasco da Gama, e com dois dos mais tradicionais clubes da zona Sul: FC Barreirense e Sport Algés e Dafundo.
 
Em jogos que se aguardam escaldantes e de extrema competitividade, nada melhor que dar a conhecer um pouco das equipas participantes e dos seus intervenientes.
 
ALGÉS
 
Uma equipa muito bem trabalhada pelo seu treinador, Prof. Fernando Jóia, e que tem opções no seu plantel para todos os gostos. Ofensivamente é uma equipa que previligia o ataque rápido com conceitos simples mas jogado de forma extremamente eficaz mas também é capaz de jogar num registo mais lento. No aspecto defensivo, a pressão constante ao longo do jogo é de ter em conta pois ao longo da época esta equipa quando não decidiu os jogos cedo acabou por decidir com alguma facilidade no final devido ao cansaço dos adversários pois este equipa algesina apresenta uma rotação bastante elevada dos seus elementos em campo.
 
A FIGURA: Paulo Santos
O jogador que decidiu trocar o Queluz pelo Algés, tem sido na minha opinião um dos pilares deste conjunto ao longo da época. Experiente e com boa leitura de jogo, este jovem atleta tem sido utilizado na posição de base e tem sido um dos verdadeiros lideres do conjunto. Toma boas decisões, faz lançamentos importantes em fases importantes dos jogos e comporta-se como um verdadeiro pêndulo no equilíbrio da sua equipa.
 
Possível 5 inicial: Paulo Santos, José Torres, Carlos Ericson Francisco, Diogo Beira e Sérgio Mendonça.
 
BARREIRENSE
 
Para muitos é o principal favorito ao título...mas também o eram à dois épocas atrás em cadetes e desperdiçaram tudo no último segundo com o Queluz quando no mesmo jogo tiveram uma vantagem superior a 20 pontos...
Com jogadores internacionais e com todos os atletas do plantel com campeonatos nacionais no seu currículo, este conjunto de jogadores é sem dúvida poderoso mas o seu maior desafio é saber como vão lidar com a pressão...
O experiente treinador José Francisco Fernandes, que vai para a sua 4ª Fase Final Nacional de Sub-18 consecutiva, tem ás suas ordens um conjunto de jogadores muito atléticos capazes de defender e contra-atacar à boa escola barreirense e com bons lançadores prontos para aproveitar os espaços criados com as vantagens interiores que irão aparecer com muita frequência no seu ataque com princípios “flex”.
 
A FIGURA: Miguel Queiróz
É sem qualquer dúvida o principal candidato a MVP desta fase final. Apesar de ter uma técnica soberba nas áreas próximas do cesto, é um excelente passador e um temível lançador exterior. Consegue dominar ambas as tabelas e lança inúmeros contra-ataques com passes longos após ressalto defensivo...é capaz de fazer tudo isto e ainda ser o líder da equipa em campo!!!
 
Possível 5 inicial: João Fernandes, João Mesquita, Henrique Sicó, Daniel Margarido e Miguel Queiróz.
 
PORTO
 
A grande surpresa desta Fase Final. Constituída quase integralmente por atletas de 1º ano do escalão, a presença nesta fase do Campeonato Nacional é praticamente como se já tivessem conquistado o título.
Mas creio que não querem ficar por aqui, pois trata-se de uma equipa com várias alternativas numa rotação longa e com jogadores de grande talento ofensivo (apresentam vários  internacionais sub-16) e que concerteza a jogar na sua cidade vão querer dar tudo por tudo. Melhoraram bastante em termos defensivos mas penso que terão grande dificuldade em parar os jogadores interiores e maturidade dos seus adversários, mas é melhor esperar para ver a resposta destes jovens em campo ás adversidades.
 
A FIGURA: Equipa \ Treinador: Nuno Lino
Duas razões me levam a escolher como figura desta formação a equipa\treinador.
- Porque este conjunto apesar de ter algumas individualidades, vale pelo seu todo pois conseguiram o apuramento jogando sempre em superação jogo após jogo.
- Depois de poder ver o modo como o treinador Nuno Lino foi criticado na época passada quando terminou a Fase Final Nacional de Sub-20 onde se classificou numa cinzenta 4ª posição, voltou esta época ao escalão de Sub-18 onde já obteve bons resultados e provou a qualidade do seu trabalho apurando uma equipa que ninguém esperava para a decisão do título nacional.
 
Possível 5 inicial: Paulo Portela, João Rothes, Luis Oliveira, Miguel Soares, Joaquim Barbosa.
 
VASCO DA GAMA

O histórico clube da cidade do Porto tem tido uma época bastante positiva com a conquista do campeonato regional da AB Porto e com o apuramento para a Fase Final do Campeonato Nacional depois de vencer a Zona Norte da prova.

É um clube muito especial e com um espiríto muito forte, e esta equipa em particular é uma boa imagem daquilo que significa jogar no Vasco da Gama. Algo bastante personalizado no seu treinador Rui Fonseca que quer se goste ou não do seu estilo consegue o apuramento para esta fase final em sub-18 depois de conseguir o mesmo na época transacta com os sub-16.
É uma equipa que vive muito da intensidade da sua defesa e das saídas rápidas para o contra-ataque. Joga num ataque constante ao cesto através de penetrações e são tem bons atiradores do exterior, no entanto julgo que peca por jogar pouco com a sua referência interior: João Torrié. Se tivessem mais controle sobre o próprio jogo em si era sem dúvida a minha principal favorita à vitória final, ainda para mais jogando quase em casa- cidade do Porto.
 
A FIGURA: João Torrié
Pese embora esteja pouco em jogo em algumas ocasiões, é na minha opinião o jogador mais desequilibrador da equipa. Com um poder de impulsão fora do vulgar e com um bom nível de agressividade consegue facilmente dominar ambas as tabelas e ter alguns preciosos segundos lançamentos. Tem técnica e mobilidade para jogar de fora para dentro e velocidade suficiente para ajudar em termos defensivos e dar poder de intimidação defensiva nas áreas próximas do cesto.
 
Possível 5 inicial: João Veludo, Emanuel Vaz, Pedro Cruz, João Costa e João Torrié.
 
Programa de Jogos:
 
1ª Jornada - 6ª feira - 15.05.2009
1º Jogo - FC Porto x Algés - 20.00
2º Jogo - Vasco x Barreirense - 22.00
 
2ª Jornada - Sábado - 16.05.2009
Vencedor 1º Jogo x Vencido do 2º Jogo - 15.00
Vencedor 2º Jogo x Vencido 1º Jogo - 17.00
 
3ª Jornada - Domingo - 17.05.2009
Vencido 1º Jogo x Vencido do 2º Jogo - 09.30
Vencedor 1º Jogo x Vencedor 2º Jogo - 11.30
 
Arquivo: Pagina do Futuro
 
 
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária