Estou muito contente por voltar
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES FEMININOS Seniores Femininos: Noticias Estou muito contente por voltar

Estou muito contente por voltar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Tinha 17 anos quando se estreou na Selecção Nacional Senior. Temos que recuar até Maio de 2001 para recordar essa estreia, durante uma fase de qualificação para o Europeu de 2001, que teve lugar em Limerick (Irlanda). Sónia Reis, isso mesmo, relembra que não nos qualificámos, em detrimento da Itália e da Bélgica, que foram as selecções apuradas. Anne Wouters, a categorizada basquetebolista belga, estrela da WNBA, jogou contra Portugal e no dia seguinte foi embora, mesmo antes de a competição ter acabado.
 
Sónia Reis, depois de ter sido campeã nacional pelo Santarém Basket (3 vezes), tentou a sua sorte em Espanha, na época 2004/05, no YaYa Maria de Lugo, onde esteve apenas 3 meses, pois as coisas não correram bem. Em 2006/07 voltou a rumar ao país vizinho, desta vez para alinhar pelo Badajoz, na 2ª Liga. «Nesse ano subimos à 1ª Liga e tive como companheira de equipa uma jogadora angolana, a Nacessela, que tinha jogado em Portugal pelo Esgueira, ainda com a consagrada Manu. Não a voltei a ver, mas sei que ela teve uma boa proposta de Angola e voltou ao seu país. Se calhar vou reencontrá-la na próxima semana, quando estivermos no Lubango, a disputar o Torneio Internacional.», recordou a nossa entrevistada.
 
Em finais de Junho de 2007 Sónia Reis sofreu uma grave lesão no último jogo do Torneio Internacional de Oliveira do Hospital, uma ruptura total de ligamento cruzado anterior (joelho direito), ao serviço da selecção nacional. Começava ali um longo calvário, período durante o qual a excelente poste portuguesa passou por um mau bocado. «Em 2007/08 ainda joguei pelo Badajoz, mas foi para esquecer. Ainda não estava completamente recuperada e por isso tive que recomeçar tudo praticamente do zero. Esta época (2008/09) é que foi a primeira a sério, depois da lesão. Joguei pelo Cadi La Seu D'Urgel, muito perto de Andorra, a uns 10 quilómetros, na 1ª Liga espanhola. Garantimos a permanência, pois ficámos em 10º, entre 13 equipas. A 1ª volta do campeonato foi a mais difícil. Tive que perder o medo e ganhar confiança nas minhas possibilidades, progressivamente. Só a meio da 2ª volta comecei a sentir que estava a voltar ao meu normal.».
 
Sobre este seu regresso à Selecção Nacional, Sónia faz questão de afirmar sem rodeios: «Sinceramente estou muito contente por voltar à selecção. Por todos os motivos, mas também porque me permite continuar a fazer a minha total recuperação. O ambiente do grupo é bom, estamos a trabalhar bem e damo-nos todas bastante bem. É um grupo muito unido, ao contrário do que algumas pessoas possam pensar. E quanto ao novo adjunto, acho que o Carlos Seixas já está integrado. É uma pessoa acessível e portanto fácil de lidar no trato.».
 
A finalizar esta curta conversa não quisemos terminar sem perguntar à nossa interlocutora a sua opinião sobre as perspectivas de Portugal na 2ª volta do Campeonato da Europa, Divisão B, recordando que ocupamos a segunda posição, com 3 vitórias e uma derrota, esta com a Suécia que lidera invicta. «Claro que o objectivo é pelo menos manter o 2º lugar, para chegarmos ao play-off, que decidirá a subida à Divisão A. Se conseguirmos ser primeiros, melhor será. Da selecção sueca conheço bem a Anne Barthold, que joga em Espanha há alguns anos e sei que as duas gémeas Etelbrink são muito boas jogadoras».
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária