Prática desportiva e sucesso escolar
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ENTREVISTAS Prática desportiva e sucesso escolar

Prática desportiva e sucesso escolar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

altDuas condições contribuem de forma inequívoca para o surgimento de projectos consistentes em concelhos onde a modalidade é em termos federados inexistente: a vontade humana e o apoio autárquico. Para grande felicidade de muitos jovens, estes dois factores reuniram-se em Cantanhede.
 
Venha saber quem está por detrás do Projecto Basquetebol 2000, através da entrevista a um Grande Senhor, a quem a nossa modalidade muito deve. Leia o que o Professor Amoroso Lopes tem para nos contar, desta vez apenas, sobre o basquetebol, em Cantanhede e perceba como a prática desportiva contribui para a formação dos jovens deste concelho.
 
A primeira vez que ouvi falar sobre o projecto do minibásquete em Cantanhede foi no 1º Memorial Mário Lemos realizado em Lisboa em 2000. Em que ano surgiu o projecto de minibásquete em Cantanhede e com que objectivos?
O Projecto Basquetebol 2000 iniciou-se em 1 de Maio de 1999.O objectivo primordial deste projecto era proporcionar e desenvolver a actividade de minibásquete em todas as freguesias do concelho de Cantanhede.
 
Porque começaram o projecto pelo minibásquete e que escalões tem hoje em dia o Basket Clube Cantanhede?
O minibásquete é como referimos o objectivo do projecto, pelo que após o levantamento do atlas desportivo, tornou-se necessário realizar acções de formação direccionadas a alunos da opção desporto no ensino secundário. Nesta etapa inicial foram também sensibilizadas as Juntas de Freguesia e colectividades. Imediatamente a seguir às acções de formação realizaram-se Férias Desportivas para os jovens aplicarem os conhecimentos básicos adquiridos: dois tipos de passes, um tipo de drible, dois tipos de lançamento, correr, bem como três tipos de regras de arbitragem, através de jogos simplificados. Este foi o arranque deste projecto. Hoje o B.C.C., para onde conflui o trabalho de minibásquete realizados nos diversos clubes das diferentes freguesias, tem esta época, mini 8, mini 10, mini 12 M e mini 12 F, sub 14 M e sub 14 F, sub 16 F, sub 18 M e seniores, enquanto as outras colectividades como mencionámos tem somente equipas de minibásquete.
 
O surgimento de outros escalões nunca os levou a descurar o minibásquete porquê?
Porque é o objectivo do essencial do Projecto Basquetebol 2000 e a base do desenvolvimento de toda a actividade.
 
Durante este longo período muitas foram as acções ligadas ao basquetebol realizadas em Cantanhede. Consegue fazer um resumo dos eventos mais importantes e qual a sua influência no desenvolvimento deste grande projecto?
As actividades são os torneios e convívios realizados pelo Município. As colectividades organizam e participam em torneios/convívios a nível distrital, regional, nacional e internacional. Na época 2008-09 vai decorrer o 8º Torneio Internacional de Minibasquete e o 8ºClinic Internacional de Formação, sendo de realçar que as três últimas edições deste importante evento são em cooperação e da responsabilidade da F.P.B.
 
Pelo que podemos perceber da resposta anterior a vertente da formação de técnicos tem sido uma preocupação fundamental no vosso projecto, em que medida é que esse facto tem ajudado a consolidar o vosso trabalho?
A formação tem de ser contínua, na medida em há uma necessidade de renovação contínua. Os jovens nascidos em 1988, 89, 90 e 1991, que iniciaram a actividade como praticantes de mini ou os jovens que abraçaram as funções de treinador ou árbitro, por motivos escolares - entrada na Universidade – tiveram de abandonar a actividade no concelho.
 
Quais tem sido as vossas maiores dificuldades e já agora as vossas maiores alegrias?
As maiores dificuldades são a diminuição do número de crianças (diminuição da natalidade) nas freguesias, horário escolar tardio e problemas sócio económicos, quese reflectem nos transportes, nos exames médicos, na disponibilidade de acompanhamento pelos pais, etc. A maior alegria é mostrar qualidade: participação de vários jovens em selecções distritais, a convocação dum jovem para o Centro de Treino de S. João da Madeira, convocação duma jovem para a Selecção Nacional de Cadetes, participação de jovens árbitros e oficiais de mesa em actividades distritais e um oficial de mesa em jogos internacionais. Essa alegria é acompanhada pelo sucesso escolar a 100%.
 
Como tem funcionado a cooperação entre o projecto e autarquia?
Pelos elementos fornecidos anteriormente podemos afirmar que o Projecto Basquetebol 2000 é um sucesso.
 
Qual a importância da divulgação do vosso trabalho num site como o Planeta Basket?
A divulgação é importante, na medida em que realça por um lado o papel do Município, que pode e deve funcionar como um modelo para outras autarquias; e por outro lado evidencia o sucesso de jovens de Cantanhede, que podem funcionar como um exemplo para outros jovens do país, nomeadamente dos concelhos com menos população.
 
Para terminar que pergunta gostaria que vos fizessem e que resposta dariam?
Não é uma pergunta é uma evidência e a grande resposta é mostrar a relação entre a prática desportiva e o sucesso escolar. Em Cantanhede as crianças nascidas em 1988, 89, 90 e 91, que iniciaram a actividade e a mantiveram com regularidade, tiveram todas, sucesso escolar e já ingressaram ou estão em vias de ingressar na Universidade, facto de que muito nos orgulhamos, mas que não permite, que o BC de Cantanhede tenha por exemplo equipas de Sub-20 ou de seniores com residentes no concelho.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária