Sub-20 Masculinos - Fase Final
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO ARTIGOS DIVERSOS Sub-20 Masculinos - Fase Final

Sub-20 Masculinos - Fase Final

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
A bela cidade algarvia de Albufeira recebe a Fase Final do Campeonato Nacional de Sub-20, num evento que se espera entusiasmante e com um bom nível. As equipas apuradas são exactamente as mesmas da época transacta numa pura demonstração da qualidade do seu trabalho e na aposta dos clubes para este escalão.
 
Vamos conhecer um pouco as equipas:
 
BARREIRENSE
 
Se olharmos para o plantel disponível e para a experiência do seu conjunto de jogadores, não temos qualquer problema em assumir que se trata do principal candidato ao título.
 
Recheada de vários internacionais portugueses nos vários escalões etários e com uma vasta experiência competitiva (a grande maioria destes atletas disputou um play-off com a Ovarense na LPB com jogos bem equilibrados), esta equipa tem todo o tipo de armas e soluções para vencer o ceptro nacional com toda a naturalidade.
 
Esta formação joga um pouco à imagem do seu treinador, Prof. Bruno Regalo, com um basquetebol rápido e agressivo e com várias alternâncias defensivas que complicam a tarefa adversária contudo o seu maior desafio está em se motivarem tanto como os seus adversários de modo a não serem surpreendidos.
 
A FIGURA: José Silva
 
É o único internacional "A" presente nesta competição e só por isso merece destaque. Não é um jogador de criar grandes desequilíbrios mas a sua capacidade defensiva e de tiro exterior fazem dele um jogador sempre importante. Apesar da idade é um atleta muito experiente e extremamente adulto na forma de jogar, facto que o distingue dos outros jogadores...
 
Possível 5 inicial: Pedro Pereira, Miguel Graça, José Silva, João Guerreiro e Manuel Sicó.
 
BENFICA
 
O Campeão Nacional em título tem aqui mais uma oportunidade de vencer um título graças ao seu bom leque de jogadores.
 
É uma equipa potente em termos físicos e cria grandes dificuldades aos adversários ao nível do ressalto e nos seus ataques mercê de uma grande capacidade defensiva.
 
Contudo tem no seu plantel alguns jogadores capazes de "partir" a defesa com o seu tiro exterior e grande variedade de soluções ofensivas.
 
Goran Nogic, é um treinador experiente, com boa leitura de jogo e conhecedor dos seus adversários pelo que será garantido que a sua equipa de tudo fará para conseguir o seu objectivo: vencer o Campeonato Nacional.
 
A FIGURA: Diogo Correia
 
Pode não ser à primeira vista o jogador com maior potencial da equipa mas é sem dúvida a principal ameaça em termos ofensivos. Diogo é um marcador de pontos com grande facilidade de lançamento, seja de longa distância com e sem oposição ou em penetrações rápidas e fortes. Melhorou alguns furos em termos defensivos e denota maior à vontade em comandar o ataque muito à custa de vários minutos a jogar na posição de base. Uma palavra define Diogo Correia: talento!
 
Possível 5 inicial: Tiago Freixo, Diogo Correia, Cristóvão Cordeiro, Stefan Djukic e António Monteiro.
 
PORTO
 
A equipa portista apresenta-se para esta prova com alguma expectativa. Tem o núcleo de jogadores que se sagrou Campeão Nacional de Sub-18 à 2 épocas atrás e com o seu treinador, João Tiago, que tem tido uma carreira cheia de sucessos nos últimos anos.
 
Ao contrário de outras equipas portistas que viviam praticamente do seu talento ofensivo, esta formação conta com um grupo de jogadores de "combate" com grandes capacidades de trabalho e de defesa.
 
Jogam com processos simples utilizando bem a técnica dos seus jogadores e o bom comando ofensivos dos seus bases, possuem postes que carregam bastante no ressalto ofensivo o que lhes dá alguma confiança em lançar do perímetro. É de salientar ainda a capacidade dos seus jogadores interiores em virem ao exterior criar desequilíbrios com o seu tiro de média/longa distância.
 
A FIGURA: André Bessa
 
Actuando numa posição fundamental como a de base, Bessa tem sido instrumental nos seus últimos anos pelo Porto.
 
Consegue jogar sereno como a elevado ritmo e sempre procurando servir bem os companheiros. Denota uma facilidade tremenda em penetrar para o cesto e consegue normalmente encontrar espaço para lançamento ou descobrir um colega com boa posição para lançar. Melhorou bastante no capítulo do lançamento longo nos últimos anos, factor que pode ser importante no seu desenvolvimento como jogador num futuro próximo.
 
É um bom defensor nomeadamente ao portador da bola mas ainda demonstra algumas fragilidades contra jogadores mais fortes fisicamente.
 
Possível 5 inicial: André Bessa, Óscar Pedroso, Cristiano Silva, André Boavida e João Gaspar.
 
PÓVOA
 
Mais uma grande época desta equipa poveira que conseguiu conciliar a equipa sénior que se sagrou Campeã Nacional da CNB1 com esta exigente prova.
 
É um grupo que joga sempre com uma alma tremenda e que por vezes são capazes do melhor e do pior na mesma partida. Apesar de serem algo limitados, o seu banco tem pouca produtividade, contam com um reforço importantíssimo para o seu jogo interior - o nigeriano George - que era sem dúvida o seu calcanhar de aquiles na época transacta.
 
Bons defensores apesar de serem a equipa menos atlética desta fase final, vão depender muito da gestão das faltas dos seus homens mais importantes e da gestão do esforço durante os três dias da prova de modo a não hipotecarem as suas chances nos dois primeiros dias...mas atenção aqueles que pensam que esta vai ser uma equipa fácil de se bater...a Fase Final do ano passado é sem dúvida o melhor exemplo disso (venceu o Barreirense no 2º dia da prova).
 
A FIGURA: Luís Pires
 
Este jovem simboliza no meu entender da melhor forma a sua geração no CD Póvoa. Com vários títulos regionais, presenças em Fases Finais Nacionais e sempre com prestações de destaque individual.
 
Apesar de só ter 1,90m é uma presença interior a ter em conta devido à sua capacidade individual, mobilidade e principalmente a inteligência e a forma como lê o jogo. Consegue compensar as suas limitações executando os pequenos detalhes dentro de um jogo.
 
É na minha opinião o grande líder desta equipa e em dia "sim" consegue catapultar os seus companheiros para grandes jogos.
 
Possível 5 inicial: João Neto, Nuno Oliveira, Rui Coelho, Luis Pires e George Ehiagwina.
 
Programa de Jogos
 
1ª Jornada - 6ª feira - 29.05.2009
1º Jogo - FC Porto x FC Barreirense - 19.30
2º Jogo – SL Benfica x CD Póvoa - 21.30 
 
2ª Jornada - Sábado - 30.05.2009
Vencedor 1º Jogo x Vencido do 2º Jogo - 16.00
Vencedor 2º Jogo x Vencido 1º Jogo - 18.00
 
3ª Jornada - Domingo - 31.05.2009
Vencido 1º Jogo x Vencido do 2º Jogo - 09.30
Vencedor 1º Jogo x Vencedor 2º Jogo - 11.30
 
 
Arquivo: Pagina do Futuro
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária