Sub-16 Masculinos - Fase Final
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO ARTIGOS DIVERSOS Sub-16 Masculinos - Fase Final

Sub-16 Masculinos - Fase Final

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
A equipa vareira entrou a mandar no jogo onde a presença interior de Mansour e a eficácia de Pedro Costa lhes ia dando a dianteira da partida apesar do equilíbrio existente. A defesa agressiva dos benfiquistas e a baixa percentagem de lançamento por parte dos nortenhos fez virar o jogo e dava vantagem ao Benfica no intervalo.
 

 1ª Jornada
 
AD Ovarense 62 x 70 SL Benfica
A equipa vareira entrou a mandar no jogo onde a presença interior de Mansour e a eficácia de Pedro Costa lhes ia dando a dianteira da partida apesar do equilíbrio existente. A defesa agressiva dos benfiquistas e a baixa percentagem de lançamento por parte dos nortenhos fez virar o jogo e dava vantagem ao Benfica no intervalo.
 
A 2ª parte da partida continuou na mesma toada, o Benfica continuava a ter dificuldade em lançar nas áreas próximas do cesto mas ia tirando partido do lançamento exterior de André Calabote (3 triplos) e Diogo Ventura (22pts, 2 triplos) e das sucessivas penetrações e idas para o lance livre que lhes garantiu sempre a vantagem no marcador até final para uma vitória merecida apesar dos esforços dos “suspeitos” do costume: “o inconformado” Pedro Costa (2opts, 8res) e de Mansour Anne (13pts, 16res).
 

GDB Leça  52 x  56 FC Barreirense
Um jogo marcado sempre pelo equilíbrio mas com dominío barreirense praticamente desde a bola ao ar. Uma partida com percentagens baixas e com muita luta e pouco basquetebol, já algo característico no escalão em fases decisivas como esta.

Ambos os conjuntos viveram quase exclusivamente dos 5 iniciais (os suplentes das 2 equipas totalizaram 7pts em conjunto-4 para o Leça e 3 para o Barreirense!!) e tinham o trabalho de casa bem feito pois souberam jogar para os seus pontos mais fortes...apesar de nem sempre terem sucesso.

Ao jogo interior de Hugo Sotta (19pts, 20res) e ao tiro exterior de Nuno Amorim (13pts e 3 triplos), o Barreirense respondeu com Júnior Destino recuperado de lesão com 18pts e 10res e com uma boa prestação do poste Bruno Cabanas que conseguiu 13pts até ser excluído por faltas.


2ª Jornada

SL Benfica 69 x  52 GDB Leça
Depois da exibição da equipa de Leça no dia anterior, este jogo era aguardado com alguma expectativa pois o Benfica foi ao longo da época uma equipa algo irregular e poderia haver aqui uma hipótese de empatar a Fase Final em vitórias e derrotas.

Mas tal não se confirmou!

O Benfica foi uma vez mais defensivamente muito forte e soube contrariar bem o jogo adversário. Se denotou algumas dificuldades em parar Sotta (22pts, 19res), conseguiu anular o jogo exterior dos leceiros quase por completo – 1/15 dos 3pts.

No ataque, uma vez mais o talento dos seus jogadores do perímetro veio ao de cima com Pedro Ventura (11pts todos de lance livre!!) e principalmente Ricardo Conceição que com 25pts e 3 triplos conseguidos destruíu por completo a estratégia defensiva da equipa adversária.

 

FC Barreirense 60 x 66 AD Ovarense
A Ovarense depois da derrota do dia anterior, tinha de vencer por 8 pontos se quissesse ainda poder vir a discutir o título num desempate a 3 mercê da vitória da equipa do Benfica no jogo anterior.

O Barreirense confirmou as suas dificuldades esperadas em parar o jogo interior das equipas do Norte, bem mais forte do que o que encontrou na zona Sul e faltou-lhe sempre o “banco” principalmente nesta partida ontem teve inúmeros problemas de jogadores com faltas.

A Ovarense soube procurar as vantagens interiores de Mansour Anne (13pts, 5res) que criava inúmeros problemas aos jogadores contrários ora marcando, ora tirando faltas, ora assistindo para o desequilibrador no exterior Pedro Costa (20pts) que conseguiu nesta partida 4 triplos.

O Barreirense teve sempre muita dificuldade em atacar o cesto na penetração muito devido à presença de Mansour na área restritiva e apesar do bom jogo do seu base João Álvaro (16pts), nunca conseguiu ser consistente em termos ofensivos.


3ª Jornada

AD Ovarense 69 x 81 GDB Leça
Este jogo já nada contava na luta pelo título mas tinha podia influenciar o jogo seguinte, na medida em que se o Leça ganhasse o jogo seguinte seria uma final directa (quem vencesse era campeão) se a Ovarense vencesse e em caso de vitória do Barreirense por 8pts a equipa do Barreiro poderia festejar o título. O Benfica estaria sempre dependente de si próprio.

As atenções desta partida estavam centradas no duelo interior entre Mansour e Sotta e que não desiludiu quem assistiu ao jogo: Mansour Anne 23 pontos e 10 ressaltos contra os 22 pontos e 11 ressaltos de Hugo Sotta.

Contudo, o jogo foi decidido em outros detalhes...o Leça dominou sempre de inicío a fim muito graças ao jogo heróico do surpreendente Rui Monteiro que com 29pontos, 7 ressaltos e 6 triplos conseguidos foi a chave da partida para os leceiros que contou novamente com Nuno Amorim (13pts) em bom nível. Do lado vareiro, o inevitável Pedro Costa (17pts) e o energético Hélder Gomes (13pts) fizeram de tudo para evitar a derrota mas em vão...

Com esta vitória, o Leça assegurava o 2º lugar em caso de vitória do Benfica ou o 3º posto em caso de vitória do Barreirense.

 

SL Benfica 67 x 54 FC Barreirense
O resultado do jogo anterior teve o condão de tornar este jogo numa final directa, ou seja, o vencedor seria o próximo Campeão Nacional!

Apesar da boa qualidade que teve este jogo, o vencedor nunca esteve em causa pois a equipa benfiquista esteve sempre na liderança do marcador e soube aguentar a pressão contrária e teve a frieza para saber controlar o resultado e ainda dilatar a vantagem pontual.

O jogo começou com os bases André Calabote e Diogo Ventura no comando das operações que iam criando situações de lançamento fácil para os seus jogadores interiores André Castela (8pts) e Ruben Silva (17pts). Defendendo em alto nível como em toda a prova os jovens benfiquistas dominaram a fase inicial do encontro com relativa facilidade.

Com a passagem para defesa zona da equipa barreirense, o tiro exterior dos lisboetas apareceu e de que maneira!! Com 11 triplos marcados, o ataque benfiquista pulverizou qualquer hipótese de vitória da equipa da margem Sul do Tejo. Com Ricardo Conceição imparável, 19 pts e 5 triplos conseguidos, o Benfica embalou para uma vitória que se tornou fácil apesar do habitual inconformismo dos alentejanos João Álvaro (15pts) e Nuno Costa (11pts) que tentaram sempre remar contra a maré do clube da águia.

Vitória incontestável da melhor equipa nesta Fase Final, notória na classificação (única equipa sem derrotas e com 2 vitórias de diferença para o 2º lugar) e pela qualidade do seu jogo nestes 3 dias de prova, mérito da equipa técnica do Benfica e em especial de Frederico Umbelina que já merecia em minha opinião um título desta importância como um prémio pelo excelente trabalho de formação realizado ao longo dos anos nos clubes em que trabalhou.

Parabéns ao SL BENFICA, o novo Campeão Nacional de Sub-16.

Classificação Final:

 

 

 

 J

 V 

 D 

 1

Benfica 

 3 

 3

 0 

 2

Leça

 3

 1

 2 

 3

Barreirense 

 3

 1

 2

 4

Ovarense

 3

 1

 2 

 

O cinco ideal da fase final foi composto por:

João Álvaro (Barreirense)

Ricardo Conceição (Benfica)

Pedro Costa (Ovarense)

Mansour Anne (Ovarense) 

 
Hugo Sotta (Leça), MVP.
 
 
 Arquivo: Pagina do Futuro
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária