Em que medida é que este torneio é mobilizador para o trabalho realizado durante a época?
É um Convívio que culmina o trabalho realizado na época, uma vez que mobilizamos, desde muito cedo (Janeiro), esforços, no sentido de tornar realidade a concretização do mesmo. Por outro lado, ao termos como principal objectivo a diversão de todos os participantes, pensámos que a melhor forma de acabar mais uma época... é ver estampado o sorriso de uma criança!!!
Este convívio nas suas primeiras edições realizou-se ao ar livre depois transferiu-se para o no Pavilhão da Expoeste. Conte-nos um pouco da história deste evento?
Durante os 2 primeiros anos, o Convívio era realizado na rua, mais precisamente no parque de estacionamento do E.Leclerc. Nestes dois anos, foi dinamizado em 2 dias e contámos com a participação de 400 crianças em cada dia. Com o passar dos anos e, numa perspectiva de criar mais conforto aos participantes e aceitar todas as inscrições, em 2006 lançamos o desafio ao patrocinador e à Direcção da Expoeste. Com um parecer favorável de ambos, tivemos o prazer de juntar 24 clubes, com cerca de 550 mini-atletas. Em 2007 e sempre numa perspectiva de melhorar o que correu menos bem nas edições anteriores, juntamos cerca de 600 mini-atletas provenientes de 31 clubes, dos vários pontos do país (desde Barcelos, Viana, Tondela, Aveiro, Alentejo e Algarve). No ano passado, o melhor ano, participaram cerca de 35 clubes... foi lindo ver 750 crianças, num só dia a jogar Minibasquete!!! Assim, vale mesmo a pena todo o esforço em realizar o Convívio da Criança!
Para além dos jogos de minibásquete que outras actividades estão previstas para este ano?
Desde a 1ª edição que, paralelamente aos jogos de Minibásquete, dinamizamos actividades extras, de forma a ocupar as equipas nos tempos sem jogo e proporcionar descanso aos atletas. Para este ano pretendemos dinamizar o Atelier de Pintura, o Atelier Radical (circuito de cordas e tiro com arco), Body Combat, Demonstração de Breack Dance e Afundanços. Importa referir que funcionamos com 10 campos de minibásquete e o tempo sem jogo de cada equipa não é muito, pois temos sempre privilegiado o jogo.
Estes eventos não se fazem sem o envolvimento de outras entidades, quais tem sido ao longo dos anos os vossos principais apoios?
Desde a 1ª edição que, contámos com o patrocínio total do Supermercado E.Leclerc das Caldas da Rainha. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha apoia com o “aluguer” das tabelas, transporte e pavilhão! Para além destas 2 instituições, contámos com o apoio incondicional dos pais e atletas dos Pimpões!
Na vossa perspectiva, para além do jogos de minibásquete, quais tem sido as actividades que mais cativam os minis?
Sempre actividades dinâmicas!!! Para além do jogo, o insuflável é sem dúvida o predilecto!
Quais os clubes e quantas equipas estão previstos na edição deste ano?
Para este ano, já temos 70 equipas inscritas dos seguintes clubes: Benavente Basket Clube, SC Braga, Illiabum Clube, CDJ Régio, SC Beira-Mar, CIBA, SIMECQ, Colégio Mundo da Criança, Chamusca Basket, Maria Pia Sport Clube, Basket Clube de Valença, U.D. Vilafranquense, Escola Desportiva de Viana, Unidos de Tortosendo, Sporting Clube Rio Seco, Maia Basket, Atlético Clube Alfenense, Rio Maior Basket, CA Queluz, FC Barreirense, Scalipus Clube de Setúbal, Clube PT-Coimbra, Alenquer BC, Física de Torres Vedras, Clube Náutico de Abrantes. No entanto, temos ainda uns quantos clubes que nos contactaram mas ainda não formalizaram a participação.
Aproveitamos para agradecer a todos os clubes que participam ou já participaram neste Convívio, pois é sempre um prazer recebe-los aqui nas Caldas da Rainha.
Quais são os benefícios que este evento trás para o minibásquete nos Pimpões?
Os benefícios para o Minibasquete nos Pimpões é sem dúvida a promoção da modalidade na nossa cidade! Para os nossos mini-atletas é o mesmo que os outros participantes, jogar com outros meninos e passar um dia diferente.
Por outro lado, gera-se sempre um ambiente de amizade entre todos os “pais” que se deslocam ao Pav. da Expoeste, sendo um facto bastante apreciado por todos.
Quais tem sido as vossas maiores dificuldades e o que vos dá mais satisfação na realização deste evento?
Uma das maiores dificuldades é a logística para a organização de um evento com esta envergadura. É sempre muito trabalhoso organizar o Convívio da Criança, sendo os Pimpões “pequeninos” no mundo do Basquetebol Nacional.
A alegria dos participantes é de longe o que nos dá mais satisfação, dando sempre grande incentivo para voltar a repetir!
Gostariam de dizer mais alguma coisa sobre este evento?
Nunca é demais dize-lo... sem a colaboração incansável e inequívoca da “família” Pimpões, não conseguiríamos realizar este Convívio. Sentimos necessidade também de referir o quanto é difícil conseguir apoio de entidades, quando se trata de um “Convívio de Minibasquete”.
Que importância tem a divulgação deste evento no site do Planeta Basket?
A visibilidade que esta divulgação poderá trazer ao evento e para o Minibasquete em geral. Por outro lado, contribui para a divulgação da evolução que o Minibasquete Nacional tem vindo a ter, ao longo destes últimos anos.
Podemos já projectar a próxima edição?
Sim, certamente será em Junho de 2010!!! Com os mesmos ou outros moldes, iremos certamente continuar com esta iniciativa por muitos anos!