IC - Illiabum Campeão
 
Faixa publicitária
Localização: HOME PROLIGA PROLIGA: Noticias IC - Illiabum Campeão

IC - Illiabum Campeão

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Terminou este fim-de-semana o VI Campeonato da Proliga, e o novo campeão é o Illiabum Clube, juntando-se assim a Sampaense Tecoimbra, Vitória M. Couto Alves, e Física BES Leasing como anteriores vencedores desta competição.
 
À Final chegaram as duas equipas mais fortes deste campeonato, e que desde o início foram apontados como os grandes favoritos a vencer e a garantir a subida à Liga Portuguesa de Basquetebol - o investimento realizado e a qualidade dos seus principais jogadores deixava estas duas equipas num patamar superior às restantes e isso ficou provado, não só durante a Fase Regular, mas também durante estes Playoff. Se durante a Fase Regular estas duas equipas foram as únicas que terminaram com mais vitórias do que derrotas, durante os Playoff também demonstraram o seu poderio, já que no caminho para a Final o Illiabum não perdeu qualquer jogo, enquanto que o Sampaense Tecoimbra cedeu apenas uma vez, perdendo na Meia-Final contra o Galitos FC Tley.
 
Na Final, o Illiabum Clube, orientado por Carlos Cabral, tinha a seu favor a vantagem de jogar em casa, fruto do 1º lugar alcançado na Fase Regular. E aproveitou da melhor forma a vantagem de começar a jogar perante o seu público e no primeiro fim-de-semana desta Final ganhou uma importante vantagem na caminhada para o título, vencendo os 2 jogos disputados em Ílhavo, e ficando a apenas uma vitória de alcançar o grande objectivo do título. O Sampaense Tecoimbra, apesar de ter conseguido equilibrar os dois jogos acabou por ficar numa situação bastante complicada, com a agravante de terem 'perdido' um dos seus principais jogadores, o homem das decisões que em tantos jogos levou a equipa beirã até à vitória - Kendall Craig foi expulso no Jogo 2 desta Final, após agressão a Pedro Silva. Além de não ter ajudado a sua equipa nos momentos finais do segundo jogo, Craig ficou ainda impedido de dar o seu contributo nos Jogos 3 e 4, em virtude do castigo que lhe foi aplicado.
 
Adivinhava-se muito difícil a tarefa da equipa comandada por Emanuel Seco, mas apoiados pelo seu público, e sem vontade de entrar de férias logo no Sábado, o Sampaense Tecoimbra não se encolheu face à ausência de Kendall Craig e conseguiu aproveitar a vantagem de jogar em casa e vencer o Jogo 3, reduzindo assim o parcial da Final para 2-1, ainda a favor dos homens de Ílhavo. No entanto, a equipa de S. Paio de Gramaços continuava entre a espada e a parede, já que ao Illiabum bastava uma vitória para poder levantar a Taça.
 
Liderados pelas excelentes prestações da sua dupla de norte-americanos Nate Daniels e James Robert, e com os fundamentais contributos do seu núcleo de jogadores portugueses de grande qualidade e experiência - Daniel Félix, Francisco Rodrigues, Pedro Silva, Nélson Sousa - o Illiabum Clube contou ainda com o importante contributo do jovem Vasco Estevão para vencer o Jogo 4 por 79-95, garantindo assim a vitória que lhes faltava para se sagrarem os campeões do VI Campeonato da Proliga.
 
O Illiabum volta assim ao principal campeonato do basquetebol português, e o Sampaense Tecoimbra (depois de ter estado em 5 das 6 Finais da Proliga) estreia-se no convívio entre os grandes, já que como finalistas ambas as equipas garantiram a subida à Liga Portuguesa de Basquetebol.
 
 
Arquivo: Proliga
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária