Cruza e descruza
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Cruza e descruza

Cruza e descruza

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Uma das medidas lançadas pela Federação Portuguesa de Basquetebol na organização dos principais campeonatos de seniores masculinos – Liga Portuguesa de Basquetebol e Proliga – foi a criação das Jornadas Cruzadas.

Com o objectivo de dar maior visibilidade aos clubes que competiam na Proliga, as Jornadas Cruzadas rapidamente se tornaram num incómodo para a maioria dos clubes da LPB, já que a maioria dos emblemas da principal competição tinham dificuldade em encontrar motivação para defrontar algumas equipas do segundo escalão. Pelo contrário, as equipas da Proliga ganhavam motivação extra quando defrontavam equipas da LPB – principalmente quando os jogos eram disputados com as equipas da Proliga na condição de visitados – o que permitiu que alguns jogos fossem equilibrados até final, e que provocassem algumas surpresas menos agradáveis para os clubes da principal competição. Além disso, o valor monetário gerado pelo aumento de visibilidade que surgiu com a criação destas jornadas certamente que ficou aquém do valor que os clubes tiveram de despender nos custos inerentes à realização destes jogos: deslocações, arbitragem, polícia, etc.

Ou seja, o propósito com que as Jornadas Cruzadas apareceram no panorama do basquetebol português deixou de ser válido a partir do momento em que as regalias geradas não se revelaram superiores aos custos directos da realização destas jornadas. Portanto, tornava-se claro para os clubes que esta não se tratava de uma estratégia que interessasse manter no futuro!
 
Com esta decisão as equipas da Proliga voltam a ficar afastadas da competição com os clubes da LPB, restando a Taça de Portugal para possibilitar desafios com as principais equipas nacionais. A Federação Portuguesa de Basquetebol deverá agora procurar outras formas de tentar gerar alguma visibilidade às equipas da competição que ainda há bem pouco tempo era a sua ‘menina dos olhos’. Há dois anos, o factor Sport Lisboa e Benfica chamou grande parte da atenção para a competição, e na época que agora terminou foram as Jornadas Cruzadas a trazer alguma visibilidade a esta competição. E para o ano como será? A competição voltará a ficar longe dos pequenos holofotes que ainda vão dando atenção ao basquetebol português? Ou conseguirá a FPB alguma forma de evitar essa possível falta de atenção?
 
 
Arquivos: Proliga
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária