A história não se repetiu
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-20 FEMININOS Sub20 Femininos: Noticias A história não se repetiu

A história não se repetiu

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altAinda há uns dias constatamos nos jogos de preparação da selecção de sub20 masculinos diante da Bulgária, que não há dois jogos iguais (ver aqui).

Felizmente para as cores nacionais, desta vez cumpriu-se mesmo a máxima: "No basquetebol, a melhor equipa ganha o primeiro jogo, mas o segundo é ganho pela equipa mais esperta!"
 
E de facto, depois da derrota sofrida no sábado diante do mesmo adversário por 23 pontos de diferença, hoje Portugal venceu. Apenas por um ponto é certo, mas venceu, garantindo desta forma a presença no jogo de atribuição do 5º e 6º lugares.

Quanto à história do jogo, nada teve a ver com a do jogo de sábado. O resultado foi equilibrado desde o primeiro minuto, com cada uma das equipas a conseguir apenas pequenas vantagens, que não atingiram sequer a casa das dezenas. Portugal foi ligeiramente superior na primeira parte, nomeadamente no segundo período, onde se exibiu a bom nível, mas a máxima diferença que conseguiu alcançar foi de 5 pontos (34-29 e 36-31).

No terceiro quarto, veio a reacção Húngara. Portugal tinha dificuldade em parar os ataques ao cesto das atletas Húngaras, que tiveram no terceiro quarto o seu melhor período. A Hungria chegou a liderar por 36-45, a cerca de 3 minutos do final do período e parecia bem encaminhada para o triunfo. No entanto, as comandadas de Eugénio Rodrigues recusaram-se a baixar os braços e com um parcial de 8-0 a terminar o período, regressaram de imediato ao encontro.

Chegava-se ao último quarto com tudo ainda por decidir. Os nervos estavam no ar e os erros repetiam-se de parte a parte, com ambas as equipas a desperdiçarem várias oportunidades para se afastarem no marcador. E a cerca de 4 minutos do fim, um triplo de Joana Bernardeco empatava novamente a partida, desta vez a 54 pontos. A Hungria viria a marcar mais um lançamento e entrava no derradeiro minuto a liderar por 2 pontos. Portugal precisava urgentemente de pontos e foi aí que surgiu um triplo da inspirada Francisca Braga, que a tornou na inesperada heroína do encontro. De facto, este foi o único, embora decisivo, cesto de campo da jovem portuguesa em todo o jogo.

Carolina Escórcio cotou-se como a melhor marcadora nacional com 13 pontos, enquanto Joana Bernardeco contribuiu com 11. Destaque novamente para Sofia da Silva e para os seus 16 ressaltos, (7 deles ofensivos). A Sofia ganhou mesmo mais de metade dos ressaltos coleccionados pela nossa selecção (31), que desta vez conseguiu equilibrar a luta das tabelas (31 vs 31). Recorde-se que no passado sábado, Portugal foi esmagado neste aspecto do jogo (24 vs 40).

Evidente foi também a diferença de estilos de jogo entre as duas equipas. Enquanto a nossa selecção utilizou o tiro exterior como arma preferencial, a turma húngara optou por atacar mais o cesto, provocando mais faltas.
 
Pode ver a estatística deste jogo em pdf, aqui.
 
Portugal disputa amanhã o 5º e 6º lugares frente à Grécia, selecção que já defrontou e derrotou na fase de grupos. Esperemos que desta vez a história se repita.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária