Vitória indiscutível ante a Estónia
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES FEMININOS Seniores Femininos: Noticias Vitória indiscutível ante a Estónia

Vitória indiscutível ante a Estónia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altCom todo o mérito, Portugal garantiu desde já o apuramento para o play-off de acesso à Divisão A, ao vencer sem margem para dúvidas a Estónia (73-41), em partida da 7ª jornada do Europeu de Seniores Femininos, Divisão B, Grupo B. Coimbra foi ontem à noite talismã para a selecção nacional de seniores femininos atingir o primeiro degrau do patamar de acesso à Divisão B.
 
Bastante público acorreu ao Pavilhão Multidesportos desta cidade para assistir a uma prestação categórica da turma das quinas que, desde o apito inicial, demonstrou estar decidida a seguir em frente e continuar na corrida para entrar na elite europeia.

Todavia as nossas representantes entraram algo apáticas, falhando três situações de lançamento fácil e só acertando com o cesto no minuto 3. Um parcial de 6-0 levou-nos ao comando do marcador no minuto 5, situação que Portugal manteve definitivamente a partir da igualdade (9-9), após o primeiro dos três triplos de Joana Lopes (12 pontos, 3/5 nos triplos, 4 resssaltos defensivos, uma assistência, 4 roubos e 1 desarme de lançamento). No final dos primeiros 10 minutos já a vantagem lusa era de 6 pontos (19-13) e no segundo quarto a agressividade defensiva das comandadas de Carlos Portugal acentuou-se, manietando o ataque forasteiro que só marcou 2 pontos e de lance livre (13-2). Ao intervalo os 17 pontos à maior (32-15) espelhavam a superioridade do seleccionado luso, melhor em todos os indicadores, excepto nos lances livres (70%-100%).

A supremacia portuguesa prosseguiu no terceiro quarto (22-12), com Sónia Reis, MVP da partida, a ser mais forte na área pintada correspondendo às solicitações das suas companheiras, para terminar com 26 pontos, 11/19 nos duplos, 8 ressaltos sendo 2 ofensivos, uma assistência, 1 desarme de lançamento e 4 faltas provocadas, com 80% de eficácia nos lances livres.

À entrada do último período já Portugal dobrava a marcação (54-27) e apesar das sucessivas substituições (todas as portuguesas foram utilizadas), o ritmo não abrandou até final, acabando por a diferença pontual se cifrar nos 32 pontos (73-41).

Na equipa portuguesa, além das já referidas, destaque ainda para Paula Muxiri (11 pontos, 4 ressaltos, 3 assistências, 2 roubos e 3 faltas provocadas), Sofia Ramalho (8 pontos, 1/2 nos triplos, duas assistências, 3 roubos e 6 faltas provocadas) e Carla Nascimento (1 triplo, 7 ressaltos defensivos, 4 assistências e 1 roubo), muito atenta na marcação a Merike Anderson, a jogadora mais categorizada da Estónia, que se quedou por escassos 6 pontos.

Nas forasteiras, a melhor foi a extremo/poste Vive-Kai Rebane (13 pontos, 10 ressaltos sendo 6 ofensivos, 1 roubo e 3 faltas provocadas), autora de um duplo-duplo.

Em termos colectivos, Portugal foi superior na eficácia dos lançamentos de campo (55%-26,5% nos duplos e 60%-7% nos triplos), na luta das tabelas (37-31 ressaltos) e nas assistências (12-5). A Estónia esteve melhor da linha de lance livre (65%-75%) e paradoxalmente cometeu menos erros (24-21 turnovers), porque as portuguesas jogaram mais descontraídas após o descanso.

«A selecção nacional teve períodos muito bons ao longo da partida, nomeadamente no 1º e 2º períodos, durante os quais fez alarde de uma defesa muito agressiva que permitiu vários roubos de bola conducentes a situações de superioridade numérica, convertidas com contra-ataques letais. Ao intervalo o jogo parecia decidido (17 pontos à maior), mas a equipa manteve e aumentou até o ritmo de jogo, continuando a defender bem e a atacar com discernimento, construindo mesmo lances de algum brilhantismo. A equipa portuguesa utilizou as suas 12 jogadoras, mantendo um rendimento constante, mas a finalização nos últimos minutos do encontro não foi tão eficaz como até então. De qualquer forma vitória magnífica da nossa equipa que garantiu desde já o acesso ao play-off.
Uma palavra de apreço para a Estónia que não me lembro de ter sofrido nestes anos mais recentes uma derrota tão contundente, mas que lutou bravamente, sendo no entanto incapaz de causar mossa à nossa equipa.Com esta vitória, Portugal sai moralizado para o jogo com o Luxemburgo e também para os encontros do play-off.», sintetizou Carlos Portugal no final do jogo.

A comitiva portuguesa parte para o Luxemburgo amanhã, viajando de autocarro para Lisboa, a fim de apanhar o voo no aeroporto da Portela às 14h20.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária