Atitude lusa fez suar as anfitriãs
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES FEMININOS Seniores Femininos: Noticias Atitude lusa fez suar as anfitriãs

Atitude lusa fez suar as anfitriãs

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altNiksic (Montenegro) - O sonho acabou mas Portugal bateu-se com grande determinação e espirito de equipa na partida ante Montenegro que decidiu a subida à Divisão A.

Apesar de as montenegrinas terem estado sempre no comando até ao minuto 36, altura em que uma bomba de Paula Muxiri igualou o marcador (55-55), as comandadas de Carlos Portugal ainda tiveram capacidade animica para, depois de terem recuperado de uma desvantagem que chegou a ser de 14 pontos, no 3º periodo (45-31, 47-33, 49-35 e 51-37), saltar para a liderança à entrada do minuto 39 (56-57) através de uma penetração convertida por Joana Lopes e logo depois a 53 segundos do final por intermédio de Mery Andrade (57-59) ao converter 2 lances livres. A 38 segundos do termo e com o marcador igualado (59-59) o seleccionador luso pediu um desconto para transmitir serenidade às suas jogadoras, depois da exclusão de Mery Andrade, penalizada com a 5ª falta, cirurgicamente marcada pela romena Fabiana Nitu. Habitualmente não comentamos as decisões da arbitragem, mas desta feita a actuação dos juízes foi manifestamente infeliz prejudicando em alguns lances decisivos a turma das quinas. O árbitro principal Petar Obradovic (Bósnia & Herzegovina) terá sido o mais imparcial.

A primeira parte (39-31) revelou um seleccionado luso com boas percentagens de lançamento mas que claudicou sempre nos finais dos periodos: 17-13 (1º) e 22-18 (2º). Alguns erros de marcação proporcionaram nos ultimos 24 segundos antes do descanso uma vantagem montenegrina de 8 pontos. Uma má reentrada na partida, ao consentir um parcial de 6-0 obrigou Carlos Portugal a parar o jogo no minuto 23 (45-33) e 4 minutos volvidos novamente (51-39). Só a partir daí é que a turma das quinas começou a acreditar que seria possivel complicar a vida ao seu adversário. Entrando no derradeiro quarto a perder por 7 (55-48), a união das portuguesas através basicamente de uma atitude defensiva muito forte, foi dando os seus frutos ao passo que simultaneamente os nervos se iam apoderando da selecção anfitriã cujo o treinador foi obrigado a pedir 3 descontos de tempo neste último quarto. Sem conseguir acertar com o cesto durante quase 8 longos minutos (Bjelica fez 56-55 da linha de lance livre a 2 minutos e 16 do termo), as montenegrinas denotaram extrema dificuldade em marcar pontos. Basta dizer que os únicos 2 lançamentos de campo convertidos no último quarto, por banda do Montenegro foram obtidos nos derradeiros 9 segundos depois da igualdade a 59 pontos com 38 segundos para jogar. Foi a MVP do encontro, Jelena Dubljevic (17 pontos, 6/7 nos duplos, 50% nos triplos, 4 ressaltos, 3 assistencias, 5 faltas provocadas e 3 roubos), a autora dos últimos 5 pontos com uma bomba de trás do meio-campo, em cima da buzina, a fixar o resultado final (64-59).

Fundamentais no triunfo de Montenegro que assim conquistou com mérito a subida à Divisão A, sem qualquer derrota, foram também as actuações das postes Iva Perovanovic (12 pontos, 5/6 nos duplos, 7 ressaltos sendo 4 ofensivos, 1 roubo e 5 faltas provocadas) e Hajdana Radunovic (6 pontos, 7 ressaltos, 4 assistencias, 1 roubo e 1 abafanço) e ainda da extremo Milka Bjelica (14 pontos, 2 triplos, 4 ressaltos, 2 roubos e 3 faltas provocadas). Menos influente esteve a base Jelena Skerovic (apenas 7 pontos), face à marcação que lhe foi movida por Joana Fogaça, embora tenha deixado a sua marca de grande organizadora ao distribuir 6 assistencias.

Na turma das quinas as duas pedras mais valiosas foram as postes Paula Muxiri (18 pontos, 64% nos lançamentos de campo, 3/4 nos triplos, 4 ressaltos e 4 faltas provocadas) e Sónia Reis (18 pontos, 57% nos duplos, 3 ressaltos, uma assistência, 1 roubo e duas faltas provocadas). Todavia para além do destaque já referido para Joana Fogaça, boas prestações também de Joana Lopes (13 pontos, 1 triplo, 1 roubo e 3 faltas provocadas com 6/7 da linha de lance livre) e Mery Andrade (4 pontos, 2 ressaltos, 3 assistências, 1 roubo e 6 faltas provocadas). Desta feita Portugal superiorizou-se nas percentagens tanto nos duplos (51%-53%) como nos triplos (31%-50%) e mesmo nos lances livres (64%-79%) embora as montenegrinas tenham usufruido de mais 8 lances livre. Montenegro fez valer a sua maior estatura e peso nas tabela (28-23 ressaltos) e foi também mais colectivo (14-8 assistências) enquanto nos roubos o equilibrio foi evidente (10-9).

O seleccionador Carlos Portugal analisou no final da partida o comportamento das suas pupilas: "Foi uma partida de grande equilibrio que Portugal podia ter resolvido a seu favor e quiçá mesmo a eliminatória, se tivesse acreditado mais cedo. Como sempre dissemos era possivel ganhar, mas infelizmente dois ou três erros em momentos decisivos, quando lideravamos por 2 pontos a 2 minutos do fim, deitaram tudo a perder, acabando por sermos batidos pela selecção do Montenegro que conquistou o acesso à Divisão A com justiça e alguma felicidade mormente na ponta final dos 2 jogos. Efectivamente Portugal que jogou para vencer qualquer das partidas, acabou por ser derrotado ingloriamente nos últimos 3 minutos em Coimbra e nos derradeiros segundos aqui em Niksic. De qualquer forma fica o registo de um trabalho bastante positivo ao longo de uma época de verão bem desgastante. A nossa participação neste europeu, onde tinhamos fundadas esperanças, pode ter sido claramente o ponto de partida para um novo ciclo com uma selecção nacioanl a acreditar muito mais nas suas capacidades , dando-nos garantias num futuro que se antevê bem risonho. A equipa nacional ainda é bastante jovem e estamos convictos de que com a inclusão de mais algumas jogadoras promissoras, já com provas dadas nas selecções mais jovens, tornar-se-a certamente uma selecção de grande futuro. Esperamos que isso seja uma realidade já no próximo campeonato da Europa. Este Europeu acabou hoje mas o nosso grupo de trabalho já está a trabalhar com vista ao próximo ano".

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária