O basquetebol feminino está de parabéns. Os clubes da Liga Feminina que em meados de 2008 meteram mãos à obra com o objectivo de dar um safanão no marasmo em que a principal competição vivia, vão poder constatar uma das novidades conseguidas.
A elaboração das estatísticas dos jogos, tarefa executada pelos clubes, sem qualquer apoio financeiro por parte da FPB, permitiu que fossem apurados os vencedores dos diversos indicadores para a Fase Regular. Neste trabalho de aglutinação dos dados, é de toda a justiça realçar o empenhamento e a carolice de Luís Veiga, responsável pelos resultados acumulados.
A Comissão de Acompanhamento, entretanto, deu seguimento à metodologia proposta e aprovada pelos clubes para que fossem votados os nomes para os prémios não estatísticos.
A distribuição dos 15 prémios, sendo 8 estatísticos, será feita no próximo sábado, pelas 18 horas, no Pavilhão Municipal de Vagos, entre os jogos das meias-finais da III Taça Vítor Hugo. Considerou-se preferível a escolha do sábado, por estarem presentes as quatro equipas semifinalistas, em termos percentuais portanto 40% das equipas participantes na próxima edição da Liga Feminina.
Os premiados são os seguintes:
Prémios estatísticos
Absolutos
MVP - Clarissa dos Santos (AD Vagos) com uma valorização média de 35,5 (em 10 jogos)
Melhor Marcadora - Amanda Jackson (Algés) : 27,3 pontos/jogo (464 pontos em 17 jogos)
Melhor Ressaltadora - Clarissa dos Santos (AD Vagos) : 14,3 ressaltos/jogo (143 ressaltos em 10 jogos)
Melhor % Lances Livres - Carla Nascimento (AD Vagos) : 90,47% (38 convertidos em 43 tentados)
Melhor % Triplos - Carla Nascimento (AD Vagos) : 56,2% (45 convertidos em 80 tentados)
Nacionais
MVP - Joana Lopes (Boa Viagem) com uma valorização média de 19,7 (em 20 jogos)
Melhor Marcadora - Carla Nascimento (AD Vagos) : 13,25 pontos/jogo (265 pontos em 20 jogos)
Melhor Ressaltadora - Rosinha Rosário (União da Madeira) : 9,42 ressaltos/jogo (179 ressaltos em 19 jogos)
Prémios não estatísticos
Melhor Defensora - Carla Nascimento (AD Vagos)
Jogadora Revelação - Michelle Brandão (Olivais)
Técnico do Ano - José Araújo (Olivais)
Dirigente do Ano - Jaime Carvalho e Silva (Olivais)
Clube do Ano - Olivais
Órgão de Comunicação Social do Ano - Planeta Basket
Prémio Carreira - Susana Soares (última época pelo GDESSA, em 2007/2008)
Espera-se que esta iniciativa, entre muitas outras, constitua um marco no processo em curso, tendo em vista o aumento de visibilidade do basquete feminino. Sem isso, não há patrocinador que se decida a investir. Têm a palavra os media (jornais, televisões, rádios). Está na altura de o feminino começar a ter o seu próprio espaço. Na época transacta a participação portuguesa nas competições europeias de clubes esteve a cargo de 3 equipas femininas: Olivais, AD Vagos e CAB Madeira. Esta temporada idem idem aspas aspas. Sabemos que a crise é global... mas façam um esforço, porque as nossas basquetebolistas também merecem um bocadinho de apoio.
Arquivo: Liga Feminina
Comentar