Coisas da Historia do Basquetebol Portugues
 
Localização: HOME

Coisas da Historia do Basquetebol Portugues

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 98
FracoBom 

altO basquetebol foi introduzido em Portugal no ano de 1913 por Rodolfo Horney, professor de Educação Física, de nacionalidade suiça, que exerceu a sua actividade em Lisboa durante 12 anos.

O ensino do basquetebol começou a ser dirigido em Lisboa pelo professor Horney aos frequentadores do ginásio da Associação Cristã da Mocidade, O Triangulo Vermelho Portugues, como era vulgarmente conhecido. Ao professor Horney sucederia Henry Brandt, pelo que o trabalho encetado não viria a ser interrompdo. São as delegações desta Associação que a partir de 1921 fomentam o lançamento do basquetebol em Coimbra e no Porto.

Em Coimbra, a divulgação do Jogo foi iniciada pelo secretario William Stallings que substituiu em 1917 o fundador da Associação Cristã dos Estudantes de Coimbra, Nyron Clark, passando este a exercer o mesmo cargo na ACM do Porto onde implantou a modalidade.

O primeiro campeonato de basquetebol de que temos conhecimento, que se realizou em portugal, disputou-se no ano de 1921, entre as várias unidades que se agrupavam no campo Entricheirado de Lisboa e que se dedicavam com entusiasmo á pratica do jogo. A iniciativa deveu-se á Comissão Central de Educação Física do Exército. As meias-finais e final  desse campeonato foram jogadas em 4 de Junho de 1921, em Paço d'Arcos, local da sede daquela Comissão. Coube à ACE de Coimbra, em 1922, a organização pela primeira vez de uma prova que viria a constituir, a nível regional, a primeira organização de basquetebol em Portugal. Foram intervenientes as equipas da ACM do Porto, de Coimbra e de Lisboa.

Com a fundação, em 1927, das Associações de Lisboa e de Coimbra, (que, com início em 1928, fizeram disputar os seus campeonatos regionais) e da Federação Poruguesa de Basquetebol, com sede no Poro, o cariz da modalidade modifica-se totalmente para melhor. O projecto de organização da Federação Portuguesa de Basquetebol foi liderado pela Associação Cristã da Mocidade, no Porto, que reuniu na sua sede os delegados de vários clubes tendo sido decidido que a localização da sede da Federação seria rotativa, situando-se na época de 1924-1925 em Coimbra.

No Congresso da Federação realizado em 20 de Dezembro de 1930, a Associação de Basquetebol de Lisboa propõe a transferencia da sede da Fderação, instalada no Porto desde a sua fundação, para Lisboa. Esta proposta, feita, segundo os nortenhos em termos contundentes, origina nova cisão entra a Federação e a Associação de basquetebol de Lisboa, que duraria cerca de 4 anos.

À oposição do Norte reagem os do Sul com a criação de um organismo com funções semelhantes às da Federação, que denominaram de Liga ortuguesa de Basquetebol e cuja sede ficou localizada em Lisboa.

É neste estado de tensão que, em 1933, a Federação e a Liga fazem disputar, ambas pela primeira vez, a sua prova mais representativa, o Campeonato de Portugal. Daqui resultou a existencia de dois campeões igualmente designados apesar da falta de legalidade internacional da Liga de Clubes. Na prova federativa, o vencedor foi o Sport Clube Conimbricense, o campeão com propriedade; no torneio da Liga o galardão pertenceu ao Campolide Atletico Clube, o rei sem trono, como ouvimos dizer algures ao jornalista Alves Teixeira.

Em 1934 lisboa vê finalmente realizado o seu propósito, a transferencia para Lisboa da sede da Federação,  que desde a sua fundação em 1927, se encontrva instalada no Porto. Esta resolução foi aprovada graças à intervenção da Confederação Portuguesa dos Desportos, em  Congresso realizado em 14 de Julho de 1934. A Federação prestigiou-se, a Liga extinguiu-se.

 
Apontamento retirado de "Historia do Basquetebol em Portugal", por Albano Fernandes

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária