Disputou-se no passado fim-de-semana a jornada 3 do Campeonato da 1ªDivisão feminina. No Aldoar, o Académico venceu sem dificuldade a equipa da UA António Aroso, por uns esclarecedores 26-77. Perante a equipa da casa, que se apresentou somente com 6 atletas, e sempre a defender zona, o Académico, apesar de não ter entrado no jogo no seu ritmo habitual, acabou, com o decorrer deste, por demonstrar a sua superioridade em todos os aspectos dos jogo, vencendo sem margem para dúvidas.
Em Lousada, a equipa da casa recebeu e perdeu com a equipa da ADE Sintra por 36-46. Com uma 1ª parte equilibrada, a equipa vinda de Sintra acabou por ir para o intervalo com uma vantagem de 6 pontos (16-22). No 3º período, a equipa da casa entrou melhor, e fez um parcial de 5-0, reduzindo a diferença no marcador a 1 ponto (21-22). No entanto, a equipa da ADE Sintra reagiu e voltou a fugir no marcador, chegando aos 8 pontos de vantagem. No derradeiro período, o jogo manteve-se na mesma toada, sendo que a equipa da casa não consegui reduzir a desvantagem, permitindo à equipa vinda de Sintra vencer por 10 pontos. Com esta derrota, a equipa de Lousada continua sem vencer em casa. Já a ADE Sintra obteve a 3ª vitória em outros tantos jogos, com a particularidade de todos se terem realizado fora do seu recinto.
Em Calvão, o Colégio recebeu e venceu a Ovarense por 65-50. O 1º período foi muito equilibrado, acabando a equipa de Ovar por vencer por 14-17. No 2º período, a equipa da casa foi mais forte e venceu por 19-05, o que permitiu chegar ao intervalo a vencer por 33-22. No reatar da 2ª parte, a Ovarense entrou melhor e, aos poucos, foi reduzindo a desvantagem, acabando por vencer o 3º período por 11-19 (44-41). No 4º e derradeiro período, a equipa de Calvão voltou a ser mais forte e acabou por vencer por 21-09, que se repercutiu no resultado final do jogo de 65-50. Com esta vitória, o Colégio Calvão é uma das 3 equipas invictas no campeonato, já a Ovarense averbou a 2ª derrota na prova.
O Marítimo recebeu e perdeu com a equipa do Torres Novas por 42-68. A equipa madeirense voltou a perder no seu reduto, contabilizando 3 derrotas em outros tantos jogos. Já o Torres Novas obteve a segunda vitória consecutiva no campeonato.
O Coimbrões deslocou-se a Santarém para defrontar a equipa local e perdeu por 74-50. Após uma derrota pesada na visita a Calvão, a equipa de Santarém voltou a vencer no seu reduto. Apesar de ter sido um jogo muito disputado, a vitória acabou por sorrir à equipa local. O Coimbrões averbou a 3ª derrota no campeonato, enquanto que o Santarém venceu pela 2ª vez.
O jogo União Micaelense-Gafanha, referente a esta jornada, foi alterado para 6 de Fevereiro de 2010.
Para terminar, os próximos jogos do campeonato:
Sábado, 14 de Novembro –4ªjornada
Académico – Marítimo às 15,00
Ovarense – Santarém Basket às 17,00
ADE Sintra – Colégio Calvão às 17,00
Torres Novas – Lousada às 17,00
Gafanha – UA António Aroso às 21,00
SC Coimbrões, 38 – União Micaelense, 56 (realizado no dia 25 de Outubro de 2009)
Arquivo: 1ª Divisão Feminina