Medicina Desportiva em Coimbra
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Medicina Desportiva em Coimbra

Medicina Desportiva em Coimbra

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
A Direcção da Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra vai organizar, no dia 6 de Fevereiro de 2010, o 1º Simpósio de Medicina Desportiva de Coimbra. Esta reunião, de âmbito Nacional, tem como objectivo pedagógico principal a transmissão da informação mais recente sobre problemas frequentemente associados à prática do desporto de competição e de lazer.

A população alvo deste Simpósio é constituída por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que lidam com estas situações clínicas no seu dia a dia. A reunião irá decorrer no Auditório Principal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, o qual tem capacidade para 500 pessoas. O preço de inscrição no curso teórico é de 50 euros.

Para além do curso teórico, irá também decorrer no mesmo dia um curso teórico-prático sobre técnicas actuais de recuperação de lesões meniscais e de ligamentos cruzados. Os cursos teórico-práticos irão ter lugar em dois auditórios mais pequenos, na proximidade do Auditório Principal, e são constituídos por grupos de trabalho reduzidos (30 pessoas). Estes cursos terão inscrições limitadas e terão um forte componente de interacção entre os participantes e os docentes. O preço de inscrição no curso teórico-prático é de 20 euros. Os estudantes universitários têm 50% de desconto.

Os temas em debate, na sessão da manhã,  são  "Morte Súbita em Atletas de Competição - É possível prevenir?" pelo Dr. Luís Elvas (Hospitais da Universidade de Coimbra), "O Pulmão Asmático no Desporto - Como abordar?" pelo Prof. Robalo Cordeiro (Hospitais da Universidade de Coimbra), "Tendinites do Tendão de Aquiles e Patelares. Diagnóstico e Tratamento" pelos Prof. Espregueira-Mendes e Dr. Rogério Pereira (Universidade do Porto), "Como lidar com a Ansiedade no Desporto de Competição" pelo Prof. João Relvas (Hospitais da Universidade de Coimbra), "Prevenção de Lesões Desportivas" pelo Dr. João Paulo Almeida (Sport Lisboa e Benfica) e "Quando devo Restringir/Excluir um Atleta no Exame Médico Anual?" pelo Prof. Teixeira Veríssimo (Hospital Rovisco Pais).

Na parte da tarde, estão em debate, "Considerações acerca do Período de Transição na Preparação dos Desportistas da Actualidade" pelo Prof. Jaime Sampaio (Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano - Universidade de Trás os Montes e Alto Douro), "Como Recuperar Rapidamente um Atleta após a Exaustão Física e Psicológica" pelo Prof. Gomes Pereira (Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa), "Tratamento e Recuperação Funcional de Roturas dos Ligamentos Cruzados: Perspectivas Actuais" pelo Prof. Páscoa Pinheiro (Hospitais da Universidade de Coimbra), "Qual a Alimentação mais adequada dentro e fora do Período competitivo?" pela Profª Lélita Santos (Hospitais da Universidade de Coimbra).

Os cursos teórico-práticos são sobre "Demonstração Prática de Técnicas de Reabilitação de uma Lesão Meniscal" ministrado por Telmo Firmino (Fisioterapeuta da equipa de futebol sénior do SL Benfica) e "Demonstração Prática de Técnicas de Reabilitação nos Ligamentos Cruzados" por David Fernandes (Fisioterapeuta dos Hospitais da Universidade de Coimbra).

As inscrições poderão ser feitas em www.aacbasquetebol.com ou por correio para a Secção da Basquetebol da AAC (Padre António Vieira - 3000 -315 - Coimbra).

 

 

 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária