Problemas de índole financeira estão a pôr em causa a continuidade da equipa figueirense na prova, situação que não ajuda em nada a credibilidade do basquetebol feminino. Por isso a FPB está a tentar não colocar entraves para que a situação se normalize. Nesse contexto a AD Vagos não inviabilizou a marcação de nova data para que o jogo se realize, desde que não colida com o que está regulamentado.
Em Angra do Heroísmo, as comandadas de Marcos Couto, depois de uns 10 minutos iniciais em que as unionistas ofereceram alguma réplica (16-12), deram uma sapatada no 2º período (16-3), indo para o intervalo com uma vantagem confortável (32-15). No reatamento o equilíbrio voltou a aparecer (17-14 no 3º quarto), mas no derradeiro parcial (23-13) a superioridade das anfitriãs regressou sem surpresa.
Nas vencedoras, onde não alinhou a poste Ana Sofia Sousa, por lesão, a MVP do encontro foi Shannon Howell (20 pontos, 5 ressaltos, 4 roubos e 7 faltas provocadas, estando irrepreensível da linha de lance livre, ao fazer 10 em 10).
Seguiu-se-lhe em mérito a sua compatriota Chevon Keith (13 pontos e 15 ressaltos), grande responsável pela noite discreta da referência das madeirenses, anulando a extremo Ifeoma Okonkwo (5 pontos apenas).
Nas pupilas de Fátima Silva a mais produtiva foi a base Sílvia Lopes (16 pontos, 1 triplo e 6 faltas provocadas).
Resultados da 5ª jornada:
GDESSA 58-64 CAB Madeira
Basquete Barcelos 61-73 Olivais
Boa Viagem 72-42 União da Madeira
Folgaram Algés e Quinta dos Lombos.
CAB Madeira comanda com 8 pontos (3 vitórias e duas derrotas), seguido de um trio (GDESSA, Olivais e Boa Viagem)com menos um jogo (3 vitórias e 1 desaire). Com os mesmos pontos (7) está o Basquete Barcelos (duas vitórias e 3 derrotas). AD Vagos é a única equipa que ainda não perdeu (3 triunfos).
Arquivo: Liga Feminina