Leitura do jogo
Ler o jogo não é propriamente uma actividade intelectual similar à aprendizagem da língua materna ou à tradução em sons das notas musicais de uma partitura. À partida, duas grandes diferenças:
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Ler o jogo não é propriamente uma actividade intelectual similar à aprendizagem da língua materna ou à tradução em sons das notas musicais de uma partitura. À partida, duas grandes diferenças:
Não gostaríamos de iniciar este artigo sem referir que, nos artigos anteriores, a nossa abordagem centrou-se em aspectos particulares do jogo sem bola quer no jogo dos principiantes, quer nas situações de contra-ataque.
A frase com a qual proponho iniciar o segundo artigo de JOGAR SEM BOLA, é destacada no livro "As coisas simples do Basquetebol", elaborado pelo Prof. Jorge Adelino, constituindo a mesma a justificação para a escolha desta fase do jogo como contexto da nossa análise sobre o Jogar sem bola.
Na análise de um jogo de basquetebol é frequente tecermos elogios a acções brilhantes realizadas pelo portador da bola, mesmo as imagens mais hilariantes que guardamos do jogo resultam da intervenção de um ou mais jogadores sobre a bola.
O 1c1 é uma situação que se produz em muitas ocasiões seja qual for o nível da competição. O objectivo é marcar pontos e, por isso, é fundamental criar situações que favoreçam esse objectivo.
A experiência de mais de três dezenas de anos de trabalho ininterrupto, dedicado ao treino de jovens entre os oito e os dezoito anos, e o estudo das obras de outros companheiros do mesmo ofício, permitem-nos abordar com profundas convicções e bastante consistência o tema que, genericamente, titulamos de "A formação de jovens praticantes de Desporto".
Num desporto como o basquetebol, a utilização das habilidades específicas não se faz de forma isolada, havendo assim a necessidade de combinação das mesmas.
Para a evolução do jogador há que considerar três factores: treino, competição e avaliação. Quando se falha em qualquer destas situações não há progresso.
As abordagens iniciais do processo ensino/aprendizagem dos jogos desportivos têm-se baseado na focalização da técnica, provocando comportamentos estereotipados aos aprendizes e concomitantemente a sua desmotivação e não inclusão da prática desportiva no seu estilo de vida.
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