Treinadores - Artigos de Opinião
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO

Treinadores - Artigos de Opinião

Quem treina os minis?

Quem treina os minis?

Na construção do futuro do basquetebol não se tem valorizado a importância do treinador na fase inicial de aprendizagem. Será sempre muito difícil atingir na fase adulta o nível de excelência se não formos capazes de ter na formação bons treinadores.

Continuar...

 
As luzes da ribalta

As luzes da ribalta

Nos dezasseis anos em que fui o responsável pelo minibásquete na federação tive o privilégio de conhecer muita gente e fazer muitos amigos em todos os cantos do país. Nesses anos lidei com muitas pessoas e muitos jovens treinadores, que davam os seus primeiros passos como treinadores.

Continuar...

 
alt

Formar treinadores de minibásquete

Sou dos que defende o modelo italiano, que diferencia os cursos de treinador de basquetebol, dos cursos de treinadores, “animadores” na terminologia da federação italiana.

Continuar...

   
O perigo da redoma

O perigo da redoma

O companheiro João Lima alertou-me para os resultados dum questionário sobre o minibásquete em Espanha realizado pelo Gabinete de Estudos da AEEB. Neste podemos verificar que há grandes diferenças na percepção do que deve ser o minibásquete entre os treinadores e nas diversas regiões autonómicas.

Continuar...

 
Saber ouvir os mestres

Saber ouvir os mestres

No artigo anterior formulei duas perguntas: 1. A competição no minibásquete deve ser idêntica e ter a mesma finalidade duma competição sénior? 2. Os objectivos para uma competição de seniores e duma competição de minibásquete são idênticos?

Continuar...

 
alt

Desfazer equívocos

Tenho sido convidado por múltiplos clubes de norte a sul do país para, através do Zoom, falar e dar em tempo de pandemia sugestões a minis e treinadores de minibásquete, o que faço com todo o gosto e prazer.

Continuar...

   
António Carillo

Momento brilhante

Conheci o António Carillo no pavilhão do CA Queluz em Setembro de 2010 num clinic destinado ao minibásquete organizado pela AB Lisboa. Logo após esse clinic tive a oportunidade de escrever aqui no artigo “Aprendendo a tomar decisões” o seguinte:

Continuar...

 
alt

Faz algum sentido?

Faz algum sentido que os jogos dos Minis-12, no Algarve sejam jogados no modelo de 5 x 5, e noutras regiões do país sejam jogados no modelo de 4 x 4. Esta foi uma das muitas perguntas formuladas durante o Clinic da FPB/ENB subordinada ao tema “Minibásquete o presente e o futuro”

Continuar...

 
The Last Dance

Last dance

A primeira vez que eu ouvi falar na teoria dos triângulos, se a memória não me falha, foi no final dos anos 80 pelo Jorge Araújo. Penso que na sequência dum estágio realizado nos Utah Jazz, onde pontificavam jogadores como o John Stockton, Karl Malone e Mark Eaton,

Continuar...

   

Mais artigos...

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária