Mário Lemos o doutrinador
No contributo para a história do minibásquete em Portugal, que tenho vindo a publicar, talvez este seja o capítulo, face à minha relação familiar e pessoal com o Prof. Mário Lemos, mais difícil de escrever.
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No contributo para a história do minibásquete em Portugal, que tenho vindo a publicar, talvez este seja o capítulo, face à minha relação familiar e pessoal com o Prof. Mário Lemos, mais difícil de escrever.
Todos os artigos que tenho escrito nesta série de 8 culminam neste artigo final em que proponho falar da estruturação de um curso de treinador específico para minibasquete.
Tal como o SerMinibasquete, estes artigos regressam esta semana. Com a prática desportiva regular, naturalmente deve surgir a competição. A competição é extremamente importante, os miúdos precisam de jogar frequentemente.
Depois de abordar diversas dimensões que envolvem o minibasquete, proponho-me a falar sobre o momento em que os treinadores têm mais contacto com os seus atletas: o treino. Todos os episódios do SerMinibasquete acrescentaram ideias a este artigo.
No seguimento do artigo anterior, no qual abordei a forma como o treinador é um preditor da fidelização dos atletas, irei abordar como a comunicação entre treinador-atleta no minibasquete pode ser mais proveitosa.
Este artigo pretende analisar a figura do treinador de minibasquete. O argumento que me proponho a defender é que nestas idades jovens o que fideliza a criança a determinada modalidade não é a modalidade em si, mas sim o treinador e o que este representa.
As divergências entre o minibásquete e a Mocidade Portuguesa não ocorreram apenas em Moçambique, como pudemos ver no capítulo anterior.
Quem nunca teve novos atletas no minibasquete que não sabiam correr, saltar, bater palmas? Imagino que seja uma realidade de todos os clubes.
Quando treinamos, acredito ser necessário saber porque o fazemos, nós treinadores fazermos uma certa reflexão e pensarmos os “nossos porquês”. Nesta reflexão, considero também ser necessário analisarmos quais os objetivos inerentes aos grupos que trabalharmos.
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