A Criança ou o Atleta

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A Criança ou o AtletaNo Desporto é natural que possamos, por vezes, equivocar-nos. Com o entusiasmo de se querer ver obra feita, de se ambicionar um resultado qualquer ou até mesmo de sentir o reconhecimento merecido, atrevemo-nos a pensar sempre no atleta, independentemente da sua idade.

Neste sentido, será a Criança um Atleta? De que realidade estaremos a falar se considerarmos um Atleta alguém cuja sua idade se situa entre os 5 e os 12 anos?

Num desenho de projeto desportivo, tendemos a considerar a criança um potencial atleta. O que é legítimo se pensarmos que, no futuro, todo o trabalho desenvolvido criará bases sólidas para que a iniciação desportiva seja harmoniosamente bem sucedida e consequentemente a especialização possa trazer à tona uma relação óptima de trabalho e talento. Todavia, parece haver evidências de que nem todas as crianças serão atletas, o que nos conduz à ideia de que muitas crianças passam por vivências psicomotoras associadas a contextos que visam a continuidade da prática, preferencialmente até à idade adulta, mas que interrompem por diversos motivos, ou até mudam de modalidade desportiva.

Estudar a palavra criança pode-nos ajudar a consolidar alguns conceitos que nos guiem, enquanto treinadores agentes de ensino. A palavra criança tem um sufixo muito interessante – ança – que podemos encontrar noutras palavras, tais como: festança, confiança e esperança. Se transportarmos esta analogia para o contexto da atividade motora da criança, mesmo que em contexto de clube desportivo, podemos definir três princípios fortes de intervenção do treinador:

Olhando novamente para a palavra Criança, conseguimos obter, do prefixo cria, o verbo criar, conduzindo-nos à criatividade. O que nos faz acreditar que dirigir atividade desportiva com crianças é ser-se facilitador do desenvolvimento da criatividade e não da imposição de modelos estereotipados de treino. Sendo um período crítico e exponencial para o desenvolvimento neurológico é por isso igualmente crítico para o desenvolvimento das capacidades coordenativas.

Nesse sentido, o Minibasquete, estando atento aos aspetos individuais de cada criança, ao meio onde vivem, ao seu passado psicomotor, é uma atividade rica no vasto número de situações de aprendizagem que pode proporcionar. E servindo-se de ações motoras do basquetebol proporciona o desenvolvimento de capacidades tais como: lateralidade, equilíbrio, orientação espacial, diferenciação quinestésica, ritmo, ligação, coordenação óculo-manual, etc. No fundo capacidades que queremos que no futuro contribuam para potenciar capacidades condicionais, para facilitar aquisição de capacidades táticas individuais e coletivas específicas do basquetebol.

Na recente intervenção do Toni Carrillo, numa iniciativa da Federção Portuguesa de Basquetebol/ Escola Nacional de Basquetebol, duas ideias retive:

Será que é uma utopia inatingível pensarmos naquilo que o Minibasquete em Portugal está a pedir? Será que é uma Utopia tão inatingível estarmos atentos aquilo que está a ser feito, isoladamente por pessoas, treinadores que estão a ver o que é o seu contexto está a pedir que façam através do Minibasquete?

 

Comentários 

 
0 #4 João Ribeiro 25-06-2020 11:31
Obrigado ao João Lima e ao San Payo pelos seus contributos. Abraço
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+2 #3 Joao Lima 05-06-2020 14:51
Caro Joao.
Antes de mais felicitar te pelo artigo.
Realmente temos a ideia de atletas de Minibasquete, quando devíamos pensar em crianças que pretendem aderir à prática desportiva utilizando o Minibasquete para tal. A nossa responsabilidad e primeira é proporcionar tudo aquilo que a prática desportiva oferece, com o foco no desenvolvimento integral da criança. Se depois ela decidir especializar-se no basquete melhor, senão que tenha condições para se especializar com sucesso noutra modalidade ou para a prática desportiva informal.
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+2 #2 San Payo Araújo 05-06-2020 11:53
Parte 2

Quando escreves, “ que teremos de nos preparar para diferentes cenários de aprendizagem em função daquilo que a criança pede” fizeste-me lembrar o Josep Bordas, quando me disse que os mentores do processo de aprendizagem não devemos ser nós, os mentores devem ser as crianças, a nós cabe-nos o papel de saber interpretar e dar respostas às suas motivações, necessidades e interesses.

Uma cotovelada que agora não se pode dar abraços
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+2 #1 San Payo Araújo 05-06-2020 11:52
Parte 1

Caro João

Deliciei-me a ler a clareza do teu artigo: A criança ou o atleta.Ao ler este brilhante texto, vieram-me à memória dois treinadores espanhóis com quem tive o privilégio de conversar e trocar ideias e experiências.

Quando falas em e cito “ser-se facilitador do desenvolvimento da criatividade e não da imposição de modelos estereotipados de treino” lembrei-me das palavras do José Maria Silva, prelector no 1º Clinic Internacional de Minibásquete do Imortal, quando referindo-se a alguns treinadores afirmou “ estão mais preocupados em adestrar crianças, que em desenvolver a sua inteligência e capacidade de decisão.
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