Excelente atitude do colectivo
 
Localização: HOME

Excelente atitude do colectivo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
No seu último jogo antes das férias natalícias, o CAR Jamor recebeu no seu reduto o GDESSA, tendo perdido por 57-62. Quando se pensava que as comandadas de Nuno Manaia tinham a partida controlada (20-32 ao intervalo e 41-52 no final do 3º período), a equipa de Kostourkova acreditou que ainda poderia complicar a vida às suas opositoras.
 
No derradeiro quarto (16-10), jogando com grande espírito colectivo, as anfitriãs contaram com a atiradora Joana Jesus de mão quente (acabou com 5 triplos em 8 tentativas), obrigando o treinador do GDESSA a pedir dois descontos de tempo nos últimos dois minutos: o primeiro quando a base Jéssica Almeida reduziu para 54-58 com 1,48 minutos para jogar e depois, a 18,8 segundos do termo com o resultado em 57-58, fixado pela 5ª bomba de Joana Jesus a 1,26 minutos do apito final.
 
O GDESSA fixaria o resultado final da linha de lance livre, primeiro por Joana Mafra e depois através da jovem Luzia Lampreia, já com o tempo de jogo esgotado. Esta acabou por ser a MVP do encontro, com 9 pontos, 1 triplo, 5 ressaltos, uma assistência e duas faltas provocadas, com 4/4 nos lances livres, superando por escassa margem a sua companheira de equipa Sara Djassi (14 pontos, 6/7 nos duplos, duas assistências, 1 roubo e 3 faltas provocadas). Algum destaque ainda nas vencedoras para a base Larisse Lima (6 pontos, 2/2 nos triplos e 5 ressaltos) e para a poste norte-americana Stacy Boisvert (11 pontos, 4/6 nos duplos e 3 faltas provocadas).
 
O CAR Jamor entrou bem no jogo, actuando sem complexos (8-7 ao minuto 5), mas gradualmente começou a vir ao de cima a maior experiência e maturidade das escolares que no final do 1º período já estavam na frente (12-18). No 2º quarto (8-14) a toada não se alterou significativamente, com os dois triplos de Larisse Lima a fazerem a diferença.
 
Regressando do balneário com 12 pontos de desvantagem (20-32), as anfitriãs não baixaram os braços e acertando a mira no tiro exterior (na 1ª parte tinham feito 0/6), foram encurtando o prejuízo, particularmente no derradeiro quarto, em que mercê de uma excelente circulação de bola gizaram uma série de movimentações de elevada eficácia nos lançamentos do perímetro (7/9 na 2ª parte), para terminarem com 47% (7 em 15 tentativas).
 
No CAR Jamor a mais valiosa foi Susana Cardoso (8 pontos, 3 ressaltos sendo 2 ofensivos,  5 assistências, 2 roubos e 3 faltas provocadas), seguida da base Jéssica Almeida (7 pontos, 1 triplo, 8 assistências, 1 roubo e duas faltas provocadas), as grandes responsáveis pela maioria dos 17 passes decisivos que a equipa de Kostourkova distribuiu. Destaque ainda para a boa 2ª parte de Joana Jesus (17 pontos, 5/8 nos triplos, uma assistência e 1 roubo) e da poste Brigitta Cismasiu (8 pontos, 4 ressaltos, uma assistência, 1 roubo e 1 desarme de lançamento), além da boa prestação de Margarida Carvalho, ontem a melhor ressaltadora da equipa, com 6 ressaltos sendo 5 ofensivos além de 1 desarme de lançamento.
 
Em termos globais o GDESSA superiorizou-se nos duplos (39%-44%), nos lances livres (magníficos 95%, falhando uma de 20 tentativas), nas tabelas (30-33 ressaltos) e nos turnovers (21-16), enquanto o CAR Jamor foi mais colectivo (17-9 assistências) e esteve mais certeiro nos lançamentos do perímetro (47%-30%).
 
De saudar o regresso à competição da poste Luiana Livulo no GDESSA (jogou 14 minutos), onde se notou a ausência da norte-americana Rachel Roberts (lesionada no jogo com o Vagos no passado domingo).
 
No CAR Jamor, para além da ausência da capitã Filipa Bernardeco (em recuperação da intervenção cirúrgica a que foi sujeita em Novembro), Mariyana Kostourkova viu mais duas jogadoras (Joana Ramos e Catarina Neves) lesionarem-se no passado fim-de-semana, não podendo portanto utilizá-las.
 
Resultado final: CAR Jamor 57-62 GDESSA
 
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária