Mas afinal quem lidera?
 
Localização: HOME

Mas afinal quem lidera?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

altA liderança está relacionada com a competência de comunicação e capacidade de influenciar os outros.

Tem sido uma temática já muito abordada e que tem imposto dificuldades na questão de como liderar e o que é a liderança.

Não serei eu portanto a dar uma perspectiva correcta sobre este conceito, contudo, a minha ideia de liderança enquadra-se naquela que muitas pessoas defendem.

Falamos portanto do nosso desporto e podemos começar com uma questão. Quem deve liderar?

Invariavelmente o número de respostas vai coincidir com o treinador ter que liderar.

A influência está directamente ligada a este conceito de liderança, portanto serão também os atletas responsáveis por serem uns líderes.

Penso que num grupo, numa equipa, em que todos estão motivados a “remar” para o mesmo lado, o contributo de todos é fundamental quando de liderança se fala.

Dar o exemplo é portanto fundamental, mesmo na simples questão de chegar atempadamente ao treino, quer sejas atleta ou treinador. Se queres que a tua equipa cumpra, então tens de cumprir também.

Deve também o líder aprender com os erros, quer sejam seus, de algum colega de equipa, ou atleta.

Para isso teremos de confiar uns nos outros, acreditar naquilo que o líder diz e faz, seja ele jogador ou treinador. Os grandes líderes são capazes de fazer coisas que parecem impossíveis.

Mas para isso temos de exigir sempre o máximo. E acredita que se dás o máximo no que estás a fazer, o colega que está ao teu lado também vai dar, e o outro ao lado dele também.

Fala-se sempre na liderança dos treinadores. È essencial claro está, mas a liderança dentro de campo é imposta pelos atletas. Tal como o treinador decide o que deve ser feito e faz com que os atletas executem essa decisão, os atletas são os principais responsáveis por as tomarem na altura devida. Apenas porque estão a jogar, porque têm a bola na mão, porque podem ganhar ou perder um jogo naquele segundo.

O líder deve portanto coordenar, planeando e organizando, e desenvolver, influenciando e controlando.

E isto sim passa pelo treinador, pois o único caminho para uma equipa ter sucesso depende de três etapas, nomeadamente, dar um rumo, fazer com que os atletas acreditem nesse rumo e motivar os atletas para que nos ajudem a chegar lá.

Se uma equipa for constituída por atletas e treinadores que tenham noção destes conceitos de liderança serão uma equipa muito difícil de bater, porque vão acreditar sempre e nunca vão estar sozinhos. E vão evoluir. Porque os bons líderes extraem o melhor de quem os rodeia.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária