Parabéns Algarve
 
Localização: HOME

Parabéns Algarve

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 15
FracoBom 

Parabéns AlgarveO tema sobre o qual mais gosto de escrever, nas suas múltiplas vertentes é o minibásquete. Na sequência do que se vai passando neste universo, e porque me diz a minha experiência, que por detrás dos êxitos das equipas de Sub-14

está normalmente alguém que fez um bom trabalho no minibásquete, também sigo atentamente as competições masculinas e femininas dos Sub-14.

Outras competições, que também estão normalmente debaixo do radar da minha observação são as prestações das nossas selecções de formação nos campeonatos da Europa e a Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira. Apesar de pensar, que esta competição deveria ser reformulada, considero que a mesma é decisiva e de enorme importância para o crescimento e desenvolvimento do basquetebol. Quanto à sua reformulação não é hoje que falarei sobre este tema.

Hoje quero falar sobre a vitória da Associação de Basquetebol do Algarve, que deste modo depois do Porto, Lisboa, Aveiro e Setúbal se tornou a quinta Associação a consegui vencer uma das competições das Festas.

Conheço por um conjunto diversificado de razões a maioria senão a totalidade dos jovens pertencentes à selecção de Sub-14, do Algarve.

O Jonathan Catarino, o Salvador Vito, o Diogo Seixas, o João Rodrigues e Ricardo Mateus, trabalhei com alguns deles durante vários anos, quando associado às Festas decorria em simultâneo, organizado pela Câmara Municipal e pela Federação, uma semana de minibásquete destinada aos Minis do CBA e do Imortal. Também tive contacto com parte destes jovens, quer em eventos organizados pelo Imortal, quer nos excelentes clinis internacionais de minibásquete levados a cabo pela mão do incansável Amândio Amorim.

Através de acções de formação, torneios organizados pelos Bonjoanenses e pelo circuto Mário Lemos destinado ao escalão de Minis-10, conheci jovens como o Guilherme Murcho do Farense, Hugo Rocha na época dos Bonjoanenses, João Serra e Luís Matos do Ginásio Olhanense. Não tenho a certeza de me ter cruzado com o Gabriel Cazes e Miguel Teixeira dos Tubarões.

Por coincidência ou não, todos estes jovens pertencem a clubes que mais minis tem inscritos nas últimas épocas, facto que deveria levar a reflectir muitas Associações, pois como ouvi dizer, há muitos anos, ao Prof. Teotónio de Lima: “Nada nos garante que maior quantidade seja melhor qualidade, mas as probabilidades são seguramente muito maiores.

Para a semana que vem continuo a minha reflexão sobre este sucesso inédito, nomeadamente sobre o trabalho de verdadeiros obreiros desta vitória, os treinadores dos clubes algarvios, que souberam, captar, cativar, fidelizar e desenvolver estes jovens. Pela conquista desta vitória quero deixar, desde já, os meus parabéns à AB Algarve, ao companheiro Mário do Ó e a todos os jovens que integraram esta selecção.

 

Comentários 

 
0 #1 AMANDIO AMORIM 15-05-2018 15:27
Obrigado Amigo San Payo,

Obrigado por estar sempre disponível para ajudar, colaborar e trabalhar em prol da evolução do minibasquete.
Obrigado pelo reconhecimento pelo trabalho que vai sendo feito em "Marrocos"...
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária