O Planeta Basket vai continuar a lançar vários artigos sobre jogadoras e jogadores, nacionais e estrangeiros, actuais e de outros tempos, que marcam e marcaram o basquetebol em Portugal.
A nossa intenção não é promover ou eleger a melhor ou o melhor atleta Português de todos os tempos, mas sim dar a conhecer os valores que marcaram cada geração e cada época do nosso basquetebol. É que mesmo que quiséssemos seleccionar o melhor entre os melhores, tal seria muito difícil ou mesmo impossível, pois teríamos de ter em linha de conta, a evolução do basquetebol e das suas regras, os equipamentos desportivos utilizados, a evolução técnica de cada um ou as alterações dos sistemas de jogo, enfim um sem números de factores que são na nossa opinião, difíceis de padronizar.
No entanto, o Planeta Basket não desiste de dar a conhecer, principalmente aos mais jovens, os grandes jogadores do nosso passado, pois foram eles que escreveram a história do nosso basquetebol. Para os mais jovens, esta será uma fonte de inspiração e incentivo à prática da modalidade e para os mais antigos, será o abrir do baú das recordações que lhes permitirá relembrar e partilhar emoções e histórias de outros tempos.
Já apresentámos Rui Pinheiro e Adilson Nascimento, mas não ficaremos por aqui. Outros grandes nomes, já retirados dos grandes palcos, disponibilizaram-se de imediato, pela razão explicada num dos seus artigos, pelo nosso amigo Goran Randjovic: Amam o basquetebol.
Esta semana vamos apresentar Mário Albuquerque.