Obama encantou a Turquia
 
Localização: HOME

Obama encantou a Turquia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
No seu périplo pela Europa, o presidente norte-americano, Barack Obama, não tem poupado esforços para estreitar os laços transatlânticos. Na Turquia, enquanto discursava no parlamento daquele país, Obama mostrou ter a lição bem estudada e fez valer o seu estatuto de adepto incondicional de basquetebol, uma modalidade muito popular entre os turcos, para deixar os deputados rendidos ao tão apregoado charme.
 
Numa alusão à necessidade de estreitar relações entre a Turquia e os países muçulmanos, Obama, recorreu à NBA, como exemplo: "Os vínculos entre os nossos países aprofundaram-se. Há mais americanos de origem turca que trabalham e têm sucesso no nosso país. E como fã de basquetebol, não posso deixar de apreciar Hedo Turkoglu e Mehmet Okur que são excelentes jogadores", disse o presidente. Não foi preciso mais para que Barack Obama arrancasse à totalidade do parlamento um longo aplauso de pé. Na verdade, os turcos têm razão para se sentirem orgulhosos com os dois compatriotas. Okur, nos Utah Jazz, e Turkoglu, nos Orlando Magic, têm sido peças importantes para que ambas as equipas tenham lugar nos play-off desta época.
 
No entanto, não faltaram as críticas pelo recurso ao desporto como forma de conquistar os corações turcos, havendo mesmo quem ironizasse, deixando no ar a pergunta: "Será que pelo facto de o iraniano Hamed Haddadi jogar nos Memphis Grizzlies a tensão com o Irão irá diminuir?". Esta foi a primeira visita de Obama a um país muçulmano.
 
Arquivo: NBA
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária