Treinadores - Artigos de Opinião
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO

Treinadores - Artigos de Opinião

Orgulhosamente treinador

Orgulhosamente treinador

Duas leituras completamente distintas, um comentário do José Cardoso e o artigo do Prof. Jorge Araújo “A comunicação do treinador 2” motivaram-me a publicar o magnífico post de Octávio Correia, que transcrevo na íntegra no final deste artigo.

Continuar...

 
A comunicação do treinador 4

A comunicação do treinador 4

O treinador ao comunicar fá-lo através do seu corpo todo e não só da palavra. Em constante dialética com tudo o que o rodeia, comunica sempre com uma determinada intencionalidade, um sentido e um significado. Verdadeira descoberta, preenchida por palavras enriquecidas por movimentos, gestos,

Continuar...

 
A comunicação do treinador 3

A comunicação do treinador 3

A linguagem que o treinador utiliza habitualmente, não é um processo mecânico regido por leis fisiológicas ou psíquicas: é, principalmente, o reforço da sua abertura ao meio ambiente e aos outros com quem se relaciona. Uma linguagem que não é só falada, mas também vivida e expressiva,

Continuar...

   
A comunicação do treinador 2

A comunicação do treinador 2

Tudo o que é exterior revela-se para todos nós através da visão. Em simultâneo, por um lado visão subjetiva porque somos nós que tomamos a iniciativa de olhar e, pelo outro, visão ontológica, ao abrir-nos ao mundo exterior e permitir-nos aprender e adquirir conhecimentos diversos através dessa experiência vivida de olhar e ver.

Continuar...

 
A comunicação do treinador

A comunicação do treinador 1

O treinador, enquanto ser humano, é um ser sensível, envolvido, ativo, aberto aos outros e ao mundo exterior, estabelecendo com aqueles que o rodeiam uma relação continuada. Perceciona o mundo em que vive através de um contacto constante, direto e vivencial, num envolvimento ativo que lhe permite

Continuar...

 
alt

Como evitar reações emocionais negativas?

Acontecem por vezes nas equipas determinadas reações individuais negativas, (stress, ansiedade, frustração, inveja, etc). E ao acontecerem, propagam-se de forma viral (contágio emocional), justificando-se serem reguladas.

Continuar...

   
Jorge Araújo

Aquilo a que a filosofia obriga

Aqueles que treinamos, aprendemos com a experiência a registar em nós e nos jogadores um saber do corpo que nos permite compreender os respetivos gestos e comportamentos de uma forma inicialmente anónima e pré-pessoal.

Continuar...

 
How The Body shapes The mind

O comportamento humano

Como diz Shaun Gallagher no seu livro "How The Body shapes The mind", 248, "antes de o sabermos, o nosso corpo torna-nos humanos e disponibiliza-nos para expressarmos essa natureza humana através de ações intencionais e em interação com aqueles que nos rodeiam."

Continuar...

 
Construção do edifício-atleta

Construção do edifício-atleta (II)

Hoje, última 5ª feira do mês, com o compromisso assumido em homenagem ao nosso querido companheiro Luís do Ó, ocorreu-nos dar, em continuação, uma pincelada, sobre a temática da 'Construção do edifício-atleta'.

Continuar...

   

Mais artigos...

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária